Informática: tecnologia e aprendizado transformando o cotidiano escolar

Pessoa, Ana Paula Pereira ; Pessoa, Nilson de Almeida (2022-03-07)

tcc

ABSTRACT: Every day we can experience the presence of information and communication technologies (ICT) in people's lives, in schools it is no different. In this work, a study was carried out on the learning of new technologies and the learning of educational informatics and the transformations caused by these technologies in everyday school life. In carrying out this work, exploratory research was used, and a literature review was carried out to collect data. We can see that the digital age, marked by constant technological advances, causes many conflicts of ideas and positions. The use of ICTs in education has come to help drive the teaching process towards improvements and advances. However, in the course of the process, we came across the pandemic caused by COVID-19, which created an environment in which, in general, everyone in the school needed to reinvent themselves, both teachers, students and family members. With all this, the use of ICT has become part of the school's daily routine, requiring extra planning time to ensure consistency in the teaching strategies used to improve students' potential and, at the same time, facilitate learning by making the more accessible information. Keywords: Informatics. Learning. Teaching. Digital Technologies.

RESUMO: Cada dia mais podemos vivenciar a presença das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) na vida das pessoas, nas escolas não é diferente. Neste trabalho foi realizado um estudo sobre o aprendizado das novas tecnologias e o aprendizado da informática educacional e a transformações provocadas por essas tecnologias no cotidiano escolar. Na realização deste trabalho, foi utilizada a pesquisa exploratória, e, para o levantamento de dados foi realizada uma revisão bibliográfica. Podemos ver que a era digital, marcada pelos constantes avanços tecnológicos, causam muitos conflitos de ideias e posições. Sendo que a utilização das TICs na educação veio para ajudar a conduzir o processo de ensino na direção de melhorias e avanços. Porém no decorrer do processo nos deparamos com a pandemia causada pelo COVID-19, que criou um ambiente em que, de maneira geral, todos na escola precisaram de se reinventar, tanto professores, quanto alunos e familiares. Com tudo isso a utilização das TICS passou a fazer parte do dia a dia escolar exigindo um tempo de planejamento extra para garantir a coerência nas estratégias de ensino empregadas para melhorar o aproveitamento do potencial dos alunos e, ao mesmo tempo, facilitar o aprendizado tornando as informações mais acessíveis. Palavras-chave: Informática. Aprendizagem. Ensino. Tecnologias Digitais.