Educação matemática financeira por meio de sequências didáticas : duas aplicações cotidianas
Dissertação de mestrado
RESUMO: O objetivo dessa pesquisa foi construir, aplicar e validar duas Sequências Didáticas com temas da Educação Financeira e analisar os depoimentos escritos pelos alunos após a aplicação dessas duas sequências diante de questões que envolvem situações reais relacionadas às finanças, posto que não é comum ter esse aprendizado nas escolas públicas do estado. A pesquisa foi realizada em uma Escola Pública Estadual do Espírito Santo e buscamos a promoção de debates e reflexões sobre as questões relativas à cidadania, tecnologia e criticidade. O uso de sequências didáticas nos permitiu preparar aulas com a intenção de chegar o mais próximo possível de situações reais e dos sujeitos pesquisados. Fizemos também uma breve entrevista aos professores de Matemática dessas turmas para que pudéssemos averiguar suas aproximações, ou não da Educação Financeira. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram alunos de quatro turmas, sendo duas da modalidade regular do turno matutino e duas da modalidade EJA do turno noturno, ambas as turmas de terceiro ano do Ensino Médio. Dentre as conclusões podemos pontuar a satisfação descrita pelos estudantes em seus depoimentos, bem como a relação feita por alguns deles com seu trabalho e com sua realidade durante a aplicação das atividades.
ABSTRACT: The aim of this survey was to build, implement and validate two Didactic Sequences with theme of Financial Education and analyzing the testimonials written by students after the application of these two sequences before issues involving real situations related to finance, since it is not common to have this learning at public schools in the state. The research was conducted in a Public School of Espírito Santo state and we seek to promote discussion and reflection on issues relating to citizenship, technology and criticality. The use of Didactic Sequences allowed us to prepare lessons with the intention to get as close as possible to real situations and the studied subjects. We also did a short interview to mathematics teachers in these classrooms so we could ascertain their approaches or not, of Financial Education. The subjects involved in the study were students from four classes, two of the regular mode on the morning shift and two of the EJA mode at night shift, both classes of third year of high school. Among the conclusions we can point the satisfaction reported by students in their testimonies, as well as the relation made by some of them with their work and with their reality during the implementation of activities.
Redes Sociais