Search
Now showing items 1-10 of 19
Ensino por investigação nos anos iniciais : análise de sequências didáticas de ciências sobre seres vivos na perspectiva da alfabetização científica
(2013)
RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi estudar os aspectos pedagógicos e epistemológicos de duas sequências didáticas, aplicadas no primeiro ano do ensino fundamental de uma Escola Pública do Município de Vitória, no Estado ...
Análise do potencial pedagógico da Primeira Feira Estadual de Ciências e Engenharia do Espírito Santo para o desenvolvimento de uma educação CTSA nas escolas públicas estaduais
(2013)
RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi analisar o potencial pedagógico da I Feira Estadual de
Ciências e Engenharia do Espírito Santo (I FECEES) da 9.ª Semana Estadual de
Ciência e Tecnologia para buscar indícios de ...
(Re)Construção de conceitos geométricos por professoras dos anos iniciais em formação continuada
(2016)
RESUMO: Esta pesquisa traz uma análise de como uma proposta de formação continuada
explora (re)construções de conhecimentos geométricos e conhecimentos
pedagógicos de professoras dos anos iniciais. Para o alcance ...
Momentos pedagógicos sobre destilação da cachaça : da contextualização histórica ao compromisso social
(2016)
RESUMO: Esse estudo visa resgatar parte da história da ciência e da tecnologia do Brasil em
especial da história da química no período colonial a partir dos registros de João
Manso Pereira, químico prático e autodidata ...
Álgebra e história da matemática : análise de uma proposta de ensino a partir da matemática do antigo Egito
(2016)
RESUMO: O objetivo dessa pesquisa é o de analisar contribuições da História da Matemática no processo de ensino e aprendizagem de Álgebra. A ação pedagógica ocorreu em uma escola pública municipal localizada na cidade de ...
Ensino e aprendizagem de movimento retilíneo pelas via das situações didáticas
(2016)
RESUMO: Problemas de Física são rotulados por diversos alunos como problemas de difícil
compreensão e tal fato ocorre possivelmente pela falta de contextualização dos conteúdos
ensinados no âmbito do Ensino Médio e à ...
Formulação de problemas do campo conceitual multiplicativo no ensino fundamental : uma prática inserida na metodologia de resolução de problemas
(2017)
RESUMO: A abordagem metodológica de Resolução de Problemas pressupõe a formulação de problemas como uma característica fundamental nos processos de ensino e de aprendizagem. No entanto, tal prática, principalmente numa ...
Ações e reflexões de licenciados sobre o ensino-aprendizagem da álgebra no PIBID-IFES
(2014)
RESUMO: Esta pesquisa traz uma análise de reflexões e conhecimentos em relação a prática
docente e o ensino-aprendizagem de Álgebra apontados por licenciandos em
Matemática que fazem parte do Programa Institucional de ...
Um estudo das considerações de professores e alunos sobre o Curso Técnico de Metalurgia na modalidade da Educação de Jovens e Adultos
(2013)
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as considerações docentes e
discentes quanto aos recursos didáticos utilizados nas práticas educativas em aulas
de matemática, bem como sobre a integração curricular, ...
Um olhar sobre as 1ª e 2ª Feiras de Ciência e Engenharia do Espírito Santo : a pedagogia de projetos a serviço da educação científica
(2014)
RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição das 1ª e 2ª Feiras Estaduais de
Ciência e Engenharia do ES (FECEES), a partir da Pedagogia de Projetos, para o
ensino de ciências. Um dos objetivos específicos ...
Redes Sociais