Search
Now showing items 1-10 of 40
Aprendizagem matemática de um aluno com baixa visão : uma experiência a partir do uso da Teoria de Galperin
(2015)
RESUMO: Esta pesquisa qualitativa de mestrado destina-se a discutir pontos relevantes na
inclusão de um aluno com baixa visão em uma escola regular na disciplina de
matemática. O objetivo foi problematizar o ensino-aprendizagem ...
Educação estatística sob a perspectiva sociocrítica da modelagem matemática : uma proposta para o ensino médio
(2015)
RESUMO: A presente pesquisa visa investigar quais inferências um ambiente de Modelagem
Matemática pode proporcionar para o desenvolvimento de competências
estatísticas. Para isso, elaborou-se um projeto para o ensino ...
Escola e parque no contexto de uma proposta de formação continuada em Vitória - ES : contribuições na perspectiva da educação ambiental crítica
(2015)
RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo analisar, no contexto educativo, a relação estabelecida entre as escolas Municipais de Ensino Fundamental Professor Vercenílio da Silva Pascoal e Rita de Cássia Oliveira, com os Parques ...
A Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira : contribuições para a educação científica na rede municipal de ensino de Cariacica-ES
(2015)
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo analisar as potencialidades educativas da Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, visando a contribuir com a promoção de uma Educação Científica na rede municipal de ensino de ...
Ambientes alternativos de ensino para estímulo das memórias de curto e de longo prazos no estudo de verminoses
(2015)
RESUMO: Memória e aprendizagem estão intimamente relacionadas no sentido que, para que haja o
aprendizado, o conteúdo aprendido deve ser fixado nas bases neuronais e, quando necessário,
recuperado para executar atividades, ...
Alfabetização científica no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental : (des) construindo práticas pedagógicas
(2015)
RESUMO: Esta pesquisa investigou algumas práticas pedagógicas que possibilitem a alfabetização
científica e o desenvolvimento pleno do educando, a partir do primeiro ano do ensino
fundamental, à luz dos pressupostos ...
Matemática em cena : aprendizagens por meio da montagem e encenações de peças do Teatro Matemático
(2015)
RESUMO: Na área de Ciências Humanas (Educação), a pesquisa teve por finalidade analisar o uso do
teatro como recurso didático-pedagógico no ensino-aprendizagem da Matemática. O estudo foi
realizado dentro da linha que ...
Dos (des)caminhos de Alice no país das maravilhas ao autístico mundo de Sofia - a matemática e o teatro dos absurdos
(2015)
RESUMO: Na tentativa de discursar sobre os saberesfazeres e imagensnarrativas de/sobre
crianças especiais desenvolvidos nos espaçostempos de uma escola, e também
sobre a matemática e a inclusão, este estudo propõe ...
Cenários futuros sobre as culturas docentes : um estudo sobre a livre colaboração
(2015)
RESUMO: Este estudo investigou o trabalho colaborativo do GEC – Grupo Ecos Colaborativos,
formado por cinco professores e criado com base em uma perspectiva
descentralizada e livre. O grupo surgiu do desejo dos professores ...
Ensino de ciências à luz da pedagogia histórico-crítica no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental : potencialidades e desafios
(2015)
RESUMO: Nesta pesquisa foram investigadas práticas pedagógicas no contexto dos anos iniciais
do Ensino Fundamental que tenham como foco o ensino de Ciências à luz dos
pressupostos da pedagogia histórico-crítica (PHC) ...
Redes Sociais