Search
Now showing items 1-10 of 47
Aprendizagens docentes em grupo de estudos sobre divisão : narrativas de práticas pedagógicas com crianças
(2014)
RESUMO: Este estudo analisa aprendizagens docentes de professoras participantes do Grupo de
Estudos de Educação Matemática (GEEM-ES) explicitadas em narrativas e reflexões
sobre o processo de ensino e aprendizagem de ...
Articulações entre o PDE - Escola e a formação continuada de professores de ciências da natureza do município de Cariacica-ES : do planejamento ao fazer docente
(2014)
RESUMO: Este estudo teve como objetivo investigar as articulações entre o programa Plano de
Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) e a Formação Continuada de
Professores, como potencialidades para aprimorar o desenvolvimento ...
A educação científica no ensino fundamental a partir da horta medicinal : uma proposta de alfabetização científica usando a revista Ciência Hoje das Crianças
(2014)
RESUMO: A alfabetização científica tem sido discutida nas disciplinas de ciências com o objetivo
de formar nos alunos uma consciência crítica da ciência e da tecnologia na sociedade
e no ambiente. Em conformidade com ...
Contribuições das práticas pedagógicas colaborativas produzidas com temas sociocientíficos no PIBID de química
(2014)
RESUMO: O objetivo desta pesquisa é estudar como experiências vivenciadas por alunos
bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da
Universidade Federal do Espírito Santo contribui no ...
Diálogos entre educação formal e não formal no ensino médio público : potencial pedagógico para a alfabetização científica com enfoque CTSA
(2014)
RESUMO: O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar o potencial pedagógico do projeto de extensão
escolar CurtaCiência, realizado no Campus Piúma do Instituto Federal do Espírito Santo,
buscando a discussão, reflexão e ...
Os ciganos calon do acampamento em Praia Grande e o espaço escolar : um olhar etnomatemático
(2014)
RESUMO: Este trabalho teve como propósito a observação da prática matemática usada por
um grupo específico de Ciganos Calon que habitam em uma área de Praia Grande –
Município de Fundão – ES e a relação dessas observações ...
Uma sequência didática interdisciplinar para debater o tema sociocientífico manguezal no Centro de Educação Ambiental Jacuhy
(2014)
RESUMO: Pensar em estratégias didáticas voltadas para o ensino fundamental, tanto nos
espaços formais como nos espaços não formais de educação, as quais despertem
no educando o interesse e a participação nas aulas são ...
Educação matemática financeira por meio de sequências didáticas : duas aplicações cotidianas
(2014)
RESUMO: O objetivo dessa pesquisa foi construir, aplicar e validar duas Sequências Didáticas
com temas da Educação Financeira e analisar os depoimentos escritos pelos alunos
após a aplicação dessas duas sequências diante ...
As trilhas ecológicas como proposta pedagógica em espaços educativos não formais
(2014)
RESUMO: O termo não formal tem sido utilizado com bastante frequência na área da educação
para situar atividades e experiências diversas, distintas daquelas que ocorrem nas
escolas. Estes espaços não formais (zoológicos, ...
Ações e reflexões de licenciados sobre o ensino-aprendizagem da álgebra no PIBID-IFES
(2014)
RESUMO: Esta pesquisa traz uma análise de reflexões e conhecimentos em relação a prática
docente e o ensino-aprendizagem de Álgebra apontados por licenciandos em
Matemática que fazem parte do Programa Institucional de ...
Redes Sociais