Teses e Dissertações defendidas no Ifes
Browse by
Recent Submissions
-
Sucessão microbiana em diferentes ciclos produtivos do Coffea arabica e seus respectivos impactos no perfil químico e sensorial
(Alegre, 2025)O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo, com papel crucial na economia de muitos países produtores. Entretanto, o mercado consumidor tem demonstrado preferência por bebidas de qualidade superior, indicando uma ...
-
Polarização da luz e de micro-ondas no ensino médio: na perspectiva da alfabetização científica por meio da pedagogia freireana e dos três momentos pedagógicos
(Cariacica, 2025)RESUMO: Esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre o ensino de polarização da luz e de micro-ondas no Ensino Médio, com enfoque experimental, fundamentada nos três momento pedagógicos e na ...
-
Contribuições de um repositório para a prática pedagógica de professores de matemática no contexto da educação profissional e tecnológica
(EdifesVila Velha, 2025)Esta pesquisa tem como objetivo analisar contribuições de pesquisas em Educação Matemática e Mundo do Trabalho em um repositório acadêmico para a prática de futuros professores de Matemática. Para embasar nossa pesquisa, ...
-
Combinando physics informed neural network com programação linear para otimização do gerenciamento de reservatórios de petróleo
(Serra, 2025)RESUMO: A indústria de Óleo e Gás é um dos setores mais relevantes na economia mundial. No gerenciamento de reservatórios, a previsão do comportamento futuro é essencial para otimizar a produção e garantir a viabilidade ...
-
O uso da gamificação e suas contribuições para o ensino da Matemática
(Vitória, 2024)A gamificação, definida como a aplicação de elementos e dinâmicas de jogos em contextos educacionais, apresenta-se como uma estratégia eficaz para superar os desafios do ensino da matemática no Ensino Fundamental II. O ...
-
Diálogos entre Educação Patrimonial e Educação Científica sob uma perspectiva decolonial: subsídios para a práxis docente
(EdifesVila Velha, 2024)O diálogo entre a Educação Patrimonial e a Educação Científica no Brasil ainda é incipiente, caracterizado por práticas fragmentadas e pela ausência de diretrizes claras nas políticas públicas. Essa lacuna contribui para ...
-
Aula de campo no Parque Estadual da Fonte Grande para aprender geologia e geomorfologia do maciço central de Vitória-ES
(EdifesVila Velha, 2025)A pesquisa teve como objetivo analisar as potencialidades do Parque Estadual da Fonte Grande (PEFG), localizado no Maciço Central de Vitória (ES), como espaço de educação não formal voltado para o ensino de Geociências. ...
-
ANÁLISE DE UM PROCESSO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS A RESPEITO DE FRAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR A PARTIR DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS
(IfesVitória, 2024)Esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar os significados produzidos por professores a partir de um processo de formação docente por meio de práticas educativas envolvendo frações. Com esse ...
-
Avaliação da corrosão por cloretos em câmaras de spray no processo de lingotamento contínuo de placas
(Vitória, 2024)RESUMO: O uso de hipoclorito de sódio como biocida é a principal fonte dos cloretos nesse sistema, pois a aplicação de biocidas é imprescindível para o condicionamento químico da água. A redução da concentração de cloretos ...
-
Acessibilidade em tecnologias educacionais:desafios e possibilidades para a inclusão de alunos com deficiência visua
(Vitoria, 2024-12-06)O presente trabalho tem como campo de investigação as práticas pedagógicas no ensino de acessibilidade no turismo.Seu objetivo geral é promover a inclusão de alunos com deficiência visual, especialmente aqueles com baixa ...
-
Educação ambiental e a Rebio Duas Bocas : práticas e narrativas como caminhos para o pertencimento
(Vitória, 2024)RESUMO: Este estudo parte do princípio de que as Unidades de Conservação são importantes espaços geradores de conhecimento científico, os quais devem ser socializados para fomentar reflexões sobre o meio ambiente, ...
-
Educação musical inclusiva : as práticas pedagógicas e a formação dos professores de música
(Vitória, 2025)RESUMO: A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), na linha de pesquisa “Formação de Professores em Ensino de ...
-
Dimensionamento e análise de protótipo mecânico para suporte de cerâmica
(Vitória, 2025)RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um suporte otimizado, em peça única, para panelas de barro produzidas pelas paneleiras e pelos artesãos, sob os aspectos de transferência de calor e ...
-
Sistema de alerta de condições climáticas severas na distribuição de energia
(Serra, 2025)RESUMO: A qualidade da energia elétrica está intrinsecamente ligada a distúrbios que podem surgir tanto nas instalações dos consumidores quanto no sistema das concessionárias. No Brasil, onde a maioria das linhas de ...
-
Formação de professores com alunos com transtorno do espectro autista de uma escola na cidade de Castelo - ES
(vitoria, 2024-12-16)O presente projeto de intervenção objetiva capacitar os professores de uma escola com os conhecimentos necessários para promover a inclusão e o desenvolvimento de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em ambientes ...
-
Isolated sign language recognition through skeleton image representation
(Serra, 2025)RESUMO: A comunicação para indivíduos surdos e com deficiência auditiva é um desafio significativo devido ao conhecimento limitado da língua de sinais na sociedade em geral. Com mais de 70 milhões de pessoas surdas em ...
-
Tecnologias informacionais enquanto estratégia didático-pedagógica na educação profissional
(Vitória, 2024)RESUMO: O uso de estratégias pedagógicas inovadoras pautadas em tecnologias à disposição no cotidiano dos jovens tem ganhado grande apelo. Uma das tecnologias informacionais que tem se destacado, principalmente após a ...
-
EDUCAÇÃO FINANCEIRA VINCULADA AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA POR MEIO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
(Vila Velha, 2025)Desde início do séc. XXI, a Educação Financeira vem sendo promovida mundialmente pela OCDE, FMI, sistemas financeiros públicos e privados sob a égide do crescimento econômico, inclusão social, fortalecimento da poupança, ...
-
A Educação Ambiental na Educação Profissional e Tecnológica : a formação de agentes ecoeducadores por meio de metodologias ativas e interpretação ambiental
(Vitória, 2024)RESUMO: Diante da necessidade de discutir a sustentabilidade frente aos crescentes impactos ambientais e à complexidade da temática ambiental, especialmente no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, torna-se ...
-
A utilização de práticas pedagógicas ativas no ensino da geografia e seus impactos na vivência dos alunos em sala de aula
(2025)Este Trabalho Final de Curso explora o impacto da utilização de práticas pedagógicas ativas no ensino da Geografia, com foco na gamificação por meio do uso da plataforma Kahoot. Adotando uma abordagem metodológica mista, ...
Redes Sociais