Noções espaciais em espaços de brincadeiras

Rangel, Simone de Souza Silva ; Thiengo, Edmar Reis (2022)

livro

Este Produto Educacional é o resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espıŕito Santo (Ifes), que tem como tema: “Desenvolvimento de noções espaciais por uma criança com TDAH na Educação Infantil: apropriação de conceitos matemáticos” (RANGEL, 2021). É importante ressaltar que essa pesquisa foi desenvolvida no contexto da pandemia da COVID-19, no entanto, todas as atividades foram realizadas de forma presencial respeitando os protocolos sanitários. O objetivo principal deste estudo foi compreender como uma criança com TDAH, na Educação Infantil, se apropria de noções espaciais. A pesquisa foi desenvolvida tendo como sujeito uma criança de cinco anos de idade, da pré-escola de um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI, do municıṕ io de Vitória-ES. As atividades apresentadas neste material didático foram pensadas e planejadas de forma lúdica no transcurso da investigação, tendo como base as observações feitas em sala de aula, a entrevista com os pais da criança investigada e com a professora da turma. Essas atividades foram desenvolvidas com o objetivo de auxiliar a criança com TDAH investigada a desenvolver a competência espacial, a atenção, a concentração e o raciocıńio lógico. Vale ressaltar que as atividades neste material educativo podem ser utilizadas com todas as crianças, independentemente de sua especifiicidade, e também podem ser adaptadas de acordo com a faixa etária. Na pesquisa realizada, as atividades foram desenvolvidas, testadas e validadas em contexto real de sala de aula, visando provocar momentos de reflexão sobre minha prática docente. De acordo com o Documento de Área de Ensino 46, da CAPES (2019, p. 9), as pesquisas realizadas nos Programas de Pós-Graduação da área de Ensino, devem fomentar ações que contribuam com a “[...] transformação da prática dos professores [...]”. Dessa forma, esperamos que as ações educativas desenvolvidas neste material possam contribuir e melhorar as práticas do ensino de matemática na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, ao proporcionar às crianças experiências significativas que as conduza, progressivamente, ao desenvolvimento de capacidades e habilidades cognitivas. Os Autores


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