dc.contributor.advisor | Leite, Sidnei Quezada Meireles | |
dc.contributor.author | Carvalho, Larissa Merizio de | |
dc.date.accessioned | 2017-08-24T16:05:01Z | |
dc.date.available | 2017-08-24T16:05:01Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Larissa Merizio de. Diálogos entre educação formal e não formal no ensino médio público: potencial pedagógico para a alfabetização científica com enfoque CTSA. 2014. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/188 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar o potencial pedagógico do projeto de extensão
escolar CurtaCiência, realizado no Campus Piúma do Instituto Federal do Espírito Santo,
buscando a discussão, reflexão e a produção de documentários de temas sociocientíficos
controversos do Município de Piúma por meio do diálogo entre a educação formal e a não
formal. O projeto envolveu treze alunos do ensino médio Integrado em Pesca ou em
Aquicultura e contou com atividades como reuniões, oficinas (de fotografia, de ideias, de
documentários e de Movie Maker) e a produção de documentários por grupos de 3 ou 4
alunos. A análise pedagógica do projeto foi realizada a partir dos aspectos da educação não
formal e a análise filosófica foi realizada à luz do movimento de Ciência, Tecnologia,
Sociedade e Ambiente (CTSA) e da alfabetização científica. Este estudo teve seus
fundamentos pautados principalmente nos autores: Áttico Chassot, Glen Aikenhead, Lúcia
Helena Sasseron, Anna Maria de Carvalho, Wildson Luiz P. dos Santos, Fernando Hernández
e Maria da Glória Gohn. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, teórico-empírica, descritiva,
realizada na perspectiva de um Estudo de Caso apoiado em observações, entrevistas e
questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa, grupo focal, além de leituras realizadas em
artigos e livros da área de Ensino de Ciências ao longo da pesquisa. A análise dos dados
coletados nos indicou que o desenvolvimento do projeto CurtaCiência oportunizou aos alunos
a (re)construção de concepções sobre o mundo, o desenvolvimento de valores, mudança de
comportamento, bem como a visão crítica do mundo e, consequentemente, contribuiu com a
alfabetização científica. A partir dessa pesquisa foi possível construir um Guia Didático
Eletrônico que ficará disponível no site EDUCIMAT, para professores e pesquisadores de
Ciências interessados em um método diferenciado para trabalhar o Ensino de Ciências com seus
alunos. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The objective of this research was to analyze the pedagogical potential of school outreach
project CurtaCiência held at the Federal Institute Campus Piúma the Holy Spirit , seeking
discussion, reflection and producing documentaries controversial socio-scientific issues in the
Municipality of Piuma through dialogue between formal and non-formal education . The
project involved thirteen high school students in the Integrated Fisheries and Aquaculture and
included activities such as meetings, workshops (photography , ideas, documentaries and
Movie Maker) and producing documentaries for groups of 3 or 4 students. The teaching
project analysis was conducted from the aspects of non-formal education and the
philosophical analysis was conducted pursuant to motion of Science , Technology , Society
and Environment ( CTSA ) and scientific literacy. This study had its foundations guided
mainly by authors : Attico Chassot , Glen Aikenhead , Lucia Helena Sasseron , Anna Maria
de Carvalho , Wildson Luiz P.dos Santos , Fernando Hernandez and Maria da Gloria Gohn .
This was a qualitative research , theoretical and empirical , descriptive , conducted from the
perspective of a case study , supported by observations , interviews and questionnaires
administered to the subjects of the research , focus group , as well as readings from articles
and books in the area of science teaching over research . The data analysis indicated that the
development of CurtaCiência project provided an opportunity for students to ( re)
construction of conceptions about the world , the development of values , behavior change , as
well as a critical view of the world , and thus contributed to scientific literacy . From this
research it was possible to build a Teaching Guide E that will be available in EDUCIMAT
site for teachers and researchers interested in Science. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino reflexivo | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.title | Diálogos entre educação formal e não formal no ensino médio público : potencial pedagógico para a alfabetização científica com enfoque CTSA | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais