Diálogos entre educação formal e não formal no ensino médio público : potencial pedagógico para a alfabetização científica com enfoque CTSA
Dissertação de mestrado
RESUMO: O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar o potencial pedagógico do projeto de extensão escolar CurtaCiência, realizado no Campus Piúma do Instituto Federal do Espírito Santo, buscando a discussão, reflexão e a produção de documentários de temas sociocientíficos controversos do Município de Piúma por meio do diálogo entre a educação formal e a não formal. O projeto envolveu treze alunos do ensino médio Integrado em Pesca ou em Aquicultura e contou com atividades como reuniões, oficinas (de fotografia, de ideias, de documentários e de Movie Maker) e a produção de documentários por grupos de 3 ou 4 alunos. A análise pedagógica do projeto foi realizada a partir dos aspectos da educação não formal e a análise filosófica foi realizada à luz do movimento de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e da alfabetização científica. Este estudo teve seus fundamentos pautados principalmente nos autores: Áttico Chassot, Glen Aikenhead, Lúcia Helena Sasseron, Anna Maria de Carvalho, Wildson Luiz P. dos Santos, Fernando Hernández e Maria da Glória Gohn. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, teórico-empírica, descritiva, realizada na perspectiva de um Estudo de Caso apoiado em observações, entrevistas e questionários aplicados aos sujeitos da pesquisa, grupo focal, além de leituras realizadas em artigos e livros da área de Ensino de Ciências ao longo da pesquisa. A análise dos dados coletados nos indicou que o desenvolvimento do projeto CurtaCiência oportunizou aos alunos a (re)construção de concepções sobre o mundo, o desenvolvimento de valores, mudança de comportamento, bem como a visão crítica do mundo e, consequentemente, contribuiu com a alfabetização científica. A partir dessa pesquisa foi possível construir um Guia Didático Eletrônico que ficará disponível no site EDUCIMAT, para professores e pesquisadores de Ciências interessados em um método diferenciado para trabalhar o Ensino de Ciências com seus alunos.
ABSTRACT: The objective of this research was to analyze the pedagogical potential of school outreach project CurtaCiência held at the Federal Institute Campus Piúma the Holy Spirit , seeking discussion, reflection and producing documentaries controversial socio-scientific issues in the Municipality of Piuma through dialogue between formal and non-formal education . The project involved thirteen high school students in the Integrated Fisheries and Aquaculture and included activities such as meetings, workshops (photography , ideas, documentaries and Movie Maker) and producing documentaries for groups of 3 or 4 students. The teaching project analysis was conducted from the aspects of non-formal education and the philosophical analysis was conducted pursuant to motion of Science , Technology , Society and Environment ( CTSA ) and scientific literacy. This study had its foundations guided mainly by authors : Attico Chassot , Glen Aikenhead , Lucia Helena Sasseron , Anna Maria de Carvalho , Wildson Luiz P.dos Santos , Fernando Hernandez and Maria da Gloria Gohn . This was a qualitative research , theoretical and empirical , descriptive , conducted from the perspective of a case study , supported by observations , interviews and questionnaires administered to the subjects of the research , focus group , as well as readings from articles and books in the area of science teaching over research . The data analysis indicated that the development of CurtaCiência project provided an opportunity for students to ( re) construction of conceptions about the world , the development of values , behavior change , as well as a critical view of the world , and thus contributed to scientific literacy . From this research it was possible to build a Teaching Guide E that will be available in EDUCIMAT site for teachers and researchers interested in Science.
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