dc.contributor.advisor | Amado, Manuella Villar | |
dc.contributor.author | Sarcinelli, Amanda Traspadini | |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T18:53:22Z | |
dc.date.available | 2022-04-20T18:53:22Z | |
dc.date.issued | 2022-02-15 | |
dc.identifier.citation | SARCINELLI, Amanda Traspadini. "Parque Fazendinha, por que tantas mudanças?": A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino Fundamental II em busca da Alfabetização Científica. 2022. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vila Velha, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8263-549-0 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1887 | |
dc.description.abstract | Este trabalho investigou a aplicação da metodologia da Aprendizagem Baseada na
Resolução de Problemas (ABRP) a partir de uma abordagem CTSA para discutir
questões sociocientíficas no contexto do Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa
(REVIS), visando a promoção da alfabetização científica de alunos do 7º ano do
Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Belmiro
Teixeira Pimenta. O objetivo dessa intervenção pedagógica foi fornecer subsídios que
contribuíssem para que os alunos se tornassem cidadãos mais críticos na sociedade
e aptos para participar de debates que envolvam situações relacionadas à ciência e à
tecnologia e suas implicações sociais e ambientais. A pesquisa é de cunho qualitativa
do tipo estudo de caso, e foi organizada em três etapas: I) caracterização da REVIS
como espaço de educação não formal e seu potencial para discutir questões
sociocientíficas; II) planejamento e validação da ABRP com abordagem CTSA e III)
análise da intervenção escolar a partir de 3 contextos: da ABRP, da educação não
formal e de indicadores de alfabetização científica. Os principais referenciais teóricos
adotados foram Paulo Freire, Eduardo Mortimer, Attico Chassot, Lúcia Helena
Sasseron, Ana Maria Pessoa de Carvalho, Décio Auler, Wildson Santos, Maria da
Glória Gohn, Moacir Gadotti, Clara Vasconcelos, Antônio Almeida e Manuella Amado.
Os resultados apontam que após passar por processos de validação o planejamento
do cenário “Parque Fazendinha: por que tantas mudanças?” da ABRP foi considerado
claro, objetivo, interdisciplinar, contextualizado e atrativo para os alunos, sendo sua
aplicação portanto viável em outros contextos escolares e que a ABRP é uma
metodologia eficaz para trabalhar temáticas sociocientíficas na escola. A partir das
ações realizadas nessa pesquisa foi elaborado um guia didático para implementação
da ABRP voltada para alfabetização científica em espaços de educação não formal. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work investigated the application of the Problem-Based Learning (PBL)
methodology from a CTSA approach to discuss socio-scientific issues in the context of
the Mata Paludosa Wildlife Refuge, aiming to promote the scientific literacy of students
from 7th year of elementary school at the Belmiro Teixeira Pimenta State Elementary
and High School. The objective of this pedagogical intervention was to provide
subsidies that would contribute to the students becoming more critical citizens in
society and able to participate in debates involving situations related to science and
technology and their social and environmental implications. The research is of a
qualitative case study type, and was organized in three stages: I) characterization of
REVIS as a space for non-formal education and its potential to discuss socio-scientific
issues; II) planning and validation of ABRP with CTSA approach and III) analysis of
school intervention from 3 contexts: ABRP, non-formal education and scientific literacy
indicators. The main theoretical references adopted were Paulo Freire, Eduardo
Mortimer, Attico Chassot, Lúcia Helena Sasseron, Ana Maria Pessoa de Carvalho,
Décio Auler, Wildson Santos, Maria da Glória Gohn, Moacir Gadotti, Clara
Vasconcelos, Antônio Almeida and Manuella Amado. The results show that after going
through the validation process, the planning of the scenario “Parque Fazendinha: why
so many changes?” ABRP was considered clear, objective, interdisciplinary,
contextualized and attractive to students, and its application is therefore viable in other
school contexts and that the ABRP is an effective methodology to work on socioscientific issues at school. From the actions carried out in this research, a didactic
guide for the implementation of the ABRP aimed at scientific literacy in non-formal
education spaces was created. | pt_BR |
dc.format.extent | 189 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edifes | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciência – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject | Parques urbanos - Vitória | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.title | Parque Fazendinha, por que tantas mudanças?: A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino Fundamental II em busca da Alfabetização Científica | pt_BR |
dc.title.alternative | Parque Fazendinha, por que tantas mudanças?: um guia didático para a implementação da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.36524/9788582635490 | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
ifes.researchArea | Educação não-formal, diversidade, sustentabilidade, história e memórias (linha 3) | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8408494362639642 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) | |
dc.contributor.member | Passos, Marize Lyra Silva | |
dc.contributor.member | Imbernon, Rosely Aparecida Liguori | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/4004424177280845 | pt_BR |
ifes.member.orcid | http://orcid.org/0000-0001-7047-5018 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2405-0320 | pt_BR |
Redes Sociais