Parque Fazendinha, por que tantas mudanças?: A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas no Ensino Fundamental II em busca da Alfabetização Científica

Sarcinelli, Amanda Traspadini (2022-02-15)

dissertacao_mestrado

Este trabalho investigou a aplicação da metodologia da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) a partir de uma abordagem CTSA para discutir questões sociocientíficas no contexto do Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa (REVIS), visando a promoção da alfabetização científica de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Belmiro Teixeira Pimenta. O objetivo dessa intervenção pedagógica foi fornecer subsídios que contribuíssem para que os alunos se tornassem cidadãos mais críticos na sociedade e aptos para participar de debates que envolvam situações relacionadas à ciência e à tecnologia e suas implicações sociais e ambientais. A pesquisa é de cunho qualitativa do tipo estudo de caso, e foi organizada em três etapas: I) caracterização da REVIS como espaço de educação não formal e seu potencial para discutir questões sociocientíficas; II) planejamento e validação da ABRP com abordagem CTSA e III) análise da intervenção escolar a partir de 3 contextos: da ABRP, da educação não formal e de indicadores de alfabetização científica. Os principais referenciais teóricos adotados foram Paulo Freire, Eduardo Mortimer, Attico Chassot, Lúcia Helena Sasseron, Ana Maria Pessoa de Carvalho, Décio Auler, Wildson Santos, Maria da Glória Gohn, Moacir Gadotti, Clara Vasconcelos, Antônio Almeida e Manuella Amado. Os resultados apontam que após passar por processos de validação o planejamento do cenário “Parque Fazendinha: por que tantas mudanças?” da ABRP foi considerado claro, objetivo, interdisciplinar, contextualizado e atrativo para os alunos, sendo sua aplicação portanto viável em outros contextos escolares e que a ABRP é uma metodologia eficaz para trabalhar temáticas sociocientíficas na escola. A partir das ações realizadas nessa pesquisa foi elaborado um guia didático para implementação da ABRP voltada para alfabetização científica em espaços de educação não formal.

This work investigated the application of the Problem-Based Learning (PBL) methodology from a CTSA approach to discuss socio-scientific issues in the context of the Mata Paludosa Wildlife Refuge, aiming to promote the scientific literacy of students from 7th year of elementary school at the Belmiro Teixeira Pimenta State Elementary and High School. The objective of this pedagogical intervention was to provide subsidies that would contribute to the students becoming more critical citizens in society and able to participate in debates involving situations related to science and technology and their social and environmental implications. The research is of a qualitative case study type, and was organized in three stages: I) characterization of REVIS as a space for non-formal education and its potential to discuss socio-scientific issues; II) planning and validation of ABRP with CTSA approach and III) analysis of school intervention from 3 contexts: ABRP, non-formal education and scientific literacy indicators. The main theoretical references adopted were Paulo Freire, Eduardo Mortimer, Attico Chassot, Lúcia Helena Sasseron, Ana Maria Pessoa de Carvalho, Décio Auler, Wildson Santos, Maria da Glória Gohn, Moacir Gadotti, Clara Vasconcelos, Antônio Almeida and Manuella Amado. The results show that after going through the validation process, the planning of the scenario “Parque Fazendinha: why so many changes?” ABRP was considered clear, objective, interdisciplinary, contextualized and attractive to students, and its application is therefore viable in other school contexts and that the ABRP is an effective methodology to work on socioscientific issues at school. From the actions carried out in this research, a didactic guide for the implementation of the ABRP aimed at scientific literacy in non-formal education spaces was created.


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