Dimensionamento de uma caixa de redução fixa para equipe SamaBaja

Coura, Igor Loureiro (2022-04-06)

tcc

Este trabalho tem como objetivo o dimensionamento de uma caixa de transmissão mecânica para protótipo baja mais simples, leve e resistente que o protótipo atual da equipe SamaBAJA, visto que durante a competição a qual é submetido ocorreram algumas falhas que comprometeram o rendimento da equipe. O motor do veículo é responsável pelo acionamento da caixa de transmissão. Esse motor é padronizado pelos organizadores do Programa Baja SAE BRASIL para todas as equipes. Acoplado ao eixo do motor está a CVT (transmissão continuamente variável), que alterna sua velocidade e torque de forma contínua através de sistema mola/pesos. Buscando obter um melhor rendimento do protótipo, é necessário aumentar a potência de saída e a velocidade de rotação, assim como fazer a combinação da CVT com uma redução fixa, visto que somente a redução variável não atende os requisitos de torque e velocidades ideais para todos os tipos de terreno que o protótipo off-road será submetido. Portanto, o dimensionamento de uma redução fixa do conjunto Powertrain (motor, CVT, redução fixa, homocinética e rodas traseiras) é de grande importância especialmente no que diz respeito a seus componentes e ao seu formato. Dessa maneira, busca-se melhorar a eficiência do conjunto Powertrain, de modo a suportar os desafios aos quais o protótipo será sujeito durante as provas. Para seleção de materiais dos componentes, foram realizados estudos para compatibilidade de projeto utilizando software SolidWorks®. Por meio desse dimensionamento foi feita uma comparação entre o sistema de transmissão utilizado no protótipo atualmente com o sistema que será proposto. O sistema desenvolvido atendeu os requisitos do dimensionamento apresentando maior robustez e eficiência. O protótipo atendeu a proposta inicial, possibilitando uma melhora no desempenho em competição.


Colecciones: