UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA CONTRIBUIÇÃO NA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS ACERCA DO TEOREMA DE PITÁGORAS SOB PRINCÍPIOS DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS

Majoni, Higor Soares (2021)

dissertacao_mestrado

O uso do gênero literário História em Quadrinhos tem se mostrado interessante no ensino de Matemática, oferecendo diversas possibilidades à exploração de conceitos no universo escolar em todos os níveis. Este trabalho teve como processos centrais a elaboração e utilização da História em Quadrinhos “Problemas com o Teorema de “Pitágoras”?” como recurso potencialmente gerador de produção de significados em relação ao Teorema de Pitágoras e práticas historicamente envolvidas. Essa temática é destacada na Base Nacional Comum Curricular tanto para os anos finais do Ensino Fundamental II, quanto para o Ensino Médio. A proposta de trabalho, inclusive para posterior validação do produto educacional, foi realizada com turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, localizada em Cariacica-ES. O objetivo principal consistiu em analisar a produção de significados no uso das Histórias em Quadrinhos nos processos de ensino e aprendizagem do conteúdo "Teorema de Pitágoras”. A idealização desse produto educacional e o aporte teórico à pesquisa é embasado no Modelo dos Campos Semânticos, além de considerar fundamentos de estudiosos e pesquisadores quanto à elaboração e uso das Histórias em Quadrinhos. Em termos de conclusões destaca-se que o uso da HQ que trouxe uma abordagem do conteúdo matemático do Teorema de Pitágoras, favoreceu a produção de significados e de conhecimentos em ações coletivas e individuais, de modo a subsidiar suas análises e a aprendizagem dos estudantes.

The use of the literary genre Comic Books has been shown to be interesting in the teaching of Mathematics, offering several possibilities for exploring concepts in the school universe at all levels. This work had as its central processes the elaboration and use of the Comics "Problems with the "Pythagoras" Theorem?" as a potentially generating resource for the production of meanings in relation to the Pythagorean Theorem and practices historically involved. This theme is highlighted in the Common National Curriculum Base both for the final years of Middle School and for High School. The work proposal, including for further validation of the educational product, was carried out with classes from the 3rd year of high school at a public school, located in Cariacica-ES. The main objective was to analyze the production of meanings in the use of Comics in the teaching and learning processes of the "Pythagoras Theorem" contente. The idealization of this educational product and the theoretical contribution to research is based on the Semantic Fields Model, in addition to considering the foundations of scholars and researchers regarding the preparation and use of Comics. In terms of conclusions, it is highlighted that the use of the HQ, which brought an approach to the mathematical content of the Pythagorean Theorem, favored the production of meanings and knowledge in collective and individual actions, in order to support their analysis and student learning.


Colecciones: