dc.contributor.advisor | Terra, Vilma Reis | |
dc.contributor.author | Batista, Rivana Souza | |
dc.date.accessioned | 2017-08-24T16:00:57Z | |
dc.date.available | 2017-08-24T16:00:57Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | BATISTA, Rivana Souza. Contribuições das práticas pedagógicas colaborativas produzidas com temas sociocientíficos no PIBID de química. 2014. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/187 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O objetivo desta pesquisa é estudar como experiências vivenciadas por alunos
bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da
Universidade Federal do Espírito Santo contribui no fazer docente e na construção
de práticas colaborativas. Buscou-se acompanhar o planejamento e execução de
práticas pedagógicas voltadas para a Educação Química destacando abordagens
realizadas com relação aos temas sociocientíficos. Os sujeitos desta pesquisa foram
10 alunos bolsistas do Programa do curso de licenciatura de Química, envolvidos em
escolas estaduais do Espírito Santo. Este estudo teve como principais referenciais
teóricos Aikenhead, Auler, Santos, Paulo Freire, Maldaner e Nóvoa. Tratou-se de
uma pesquisa qualitativa apoiada em documentos oficiais, observações,
depoimentos, questionários e entrevistas semiestruturadas coletados ao longo da
pesquisa. Para análise das entrevistas buscou-se fundamentar na abordagem
metodológica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009) para fins de organização,
análise e interpretação dos dados sobre as experiências e as ações desenvolvidas
no contexto do PIBID. Os resultados sugerem indícios que o Programa é um espaço
de formação inicial no qual práticas são investidas do ponto de vista teórico e
metodológico oportunizando aos futuros professores construção de conhecimentos
da profissão docente. O produto final desta pesquisa é um Guia Didático contendo
as práticas pedagógicas de química com temas sociocientíficos elaboradas de forma
colaborativa e aplicadas no Ensino Médio das escolas participantes do PIBID. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This research aimed to study how the experience lived by the scholarship students of
the Institutional Program Initiation to Teaching Scholarship (PIBID) of the Federal
University of Espírito Santo contributes in making teaching and building collaborative
practices. We attempted to monitor the planning and execution of Chemical
Education geared towards teaching practices highlighting the approaches taken with
respect to socio-scientific issues. The subjects were 10 students Fellows of the
degree course in Chemistry, involved in state schools of the Holy Spirit Program.
This study had two main theoretical frameworks Aikenhead, Auler, Santos, Paulo
Freire, and Maldaner Nóvoa. This was a qualitative research, case study, based on
official documents, observations, interviews, questionnaires and semi-structured
interviews collected during the research. For analysis of the interviews we sought to
justify the methodological approach of content analysis (Bardin, 2009) for purposes
of organization, analysis and interpretation of data on the experiences and actions
developed in the context of PIBID. The results suggest there is evidence that the
program is a training area in which the practices are invested in theoretical and
methodological perspective providing opportunities for student teachers to build
knowledge of the teaching profession. The final product of this research will be an
instructional guide containing the pedagogical practices of chemistry with socio-
scientific issues collaboratively developed and implemented in high school
participating PIBID. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | Contribuições das práticas pedagógicas colaborativas produzidas com temas sociocientíficos no PIBID de química | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Leite, Sidnei Quezada Meireles | |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais