Contribuições das práticas pedagógicas colaborativas produzidas com temas sociocientíficos no PIBID de química

Batista, Rivana Souza (2014)

Dissertação de mestrado

RESUMO: O objetivo desta pesquisa é estudar como experiências vivenciadas por alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Espírito Santo contribui no fazer docente e na construção de práticas colaborativas. Buscou-se acompanhar o planejamento e execução de práticas pedagógicas voltadas para a Educação Química destacando abordagens realizadas com relação aos temas sociocientíficos. Os sujeitos desta pesquisa foram 10 alunos bolsistas do Programa do curso de licenciatura de Química, envolvidos em escolas estaduais do Espírito Santo. Este estudo teve como principais referenciais teóricos Aikenhead, Auler, Santos, Paulo Freire, Maldaner e Nóvoa. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa apoiada em documentos oficiais, observações, depoimentos, questionários e entrevistas semiestruturadas coletados ao longo da pesquisa. Para análise das entrevistas buscou-se fundamentar na abordagem metodológica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009) para fins de organização, análise e interpretação dos dados sobre as experiências e as ações desenvolvidas no contexto do PIBID. Os resultados sugerem indícios que o Programa é um espaço de formação inicial no qual práticas são investidas do ponto de vista teórico e metodológico oportunizando aos futuros professores construção de conhecimentos da profissão docente. O produto final desta pesquisa é um Guia Didático contendo as práticas pedagógicas de química com temas sociocientíficos elaboradas de forma colaborativa e aplicadas no Ensino Médio das escolas participantes do PIBID.

ABSTRACT: This research aimed to study how the experience lived by the scholarship students of the Institutional Program Initiation to Teaching Scholarship (PIBID) of the Federal University of Espírito Santo contributes in making teaching and building collaborative practices. We attempted to monitor the planning and execution of Chemical Education geared towards teaching practices highlighting the approaches taken with respect to socio-scientific issues. The subjects were 10 students Fellows of the degree course in Chemistry, involved in state schools of the Holy Spirit Program. This study had two main theoretical frameworks Aikenhead, Auler, Santos, Paulo Freire, and Maldaner Nóvoa. This was a qualitative research, case study, based on official documents, observations, interviews, questionnaires and semi-structured interviews collected during the research. For analysis of the interviews we sought to justify the methodological approach of content analysis (Bardin, 2009) for purposes of organization, analysis and interpretation of data on the experiences and actions developed in the context of PIBID. The results suggest there is evidence that the program is a training area in which the practices are invested in theoretical and methodological perspective providing opportunities for student teachers to build knowledge of the teaching profession. The final product of this research will be an instructional guide containing the pedagogical practices of chemistry with socio- scientific issues collaboratively developed and implemented in high school participating PIBID.


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