Todos juntos: aplicativo para facilitar a comunicação entre o cidadão e as ouvidorias utilizando a gamificação como elemento para engajamento e participação
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Este trabalho tem como objetivo implementar um aplicativo que facilite a comunicação entre o cidadão e as Ouvidorias, permitindo que a população solicite prestação de serviços, registro de denúncias, elogios e sugestões, visto que dentro de uma cidade encontram-se vários problemas que podem prejudicar a saúde, educação, infraestrutura e segurança que prejudicam os cidadãos, contando com a gamificação onde são usadas características de jogos para engajar e motivar a participação da população. A resolução e a identificação desses problemas demandam tempo e gastos que poderiam ser reduzidos com a ajuda da população por meio de uma aplicação acessível e atrativa, além dos outros meios de comunicação que já existem. Atualmente, a população ainda prefere entrar em contato pelo telefone da Ouvidoria ou se deslocar até o setor para relatar os problemas existentes e ter acesso à informação referente ao registro protocolado. Diante disso, o propósito do trabalho é o desenvolvimento de um aplicativo utilizando a gamificação como elemento para engajamento e participação, que seria apto para que os cidadãos identifiquem problemas e acionem o órgão a partir de um registro com informações precisas. Essa colaboração dos usuários é vista como uma forma de crowdsourcing, pois conta com a mão-de-obra e conhecimento coletivos, para desenvolver soluções mais rápidas. Além disso, a aplicação armazenará dados de forma geral, como por exemplo quantos andamentos em registros tiveram, quantas manifestações foram concluídas, quantas ainda estão pendentes para serem resolvidas e consequentemente, os relatórios terão extrema importância para tomada de decisão. Com isso, o aplicativo oferecerá agilidade para a resolução de problemas e poderá garantir ao gestor público informações adequadas sobre a percepção dos usuários dos serviços oferecidos. Ainda convém lembrar que será possível exibir gráficos e relatórios que também ficarão disponíveis para os cidadãos, além da pesquisa de satisfação que será disponibilizada para a população.
This work aims to implement an application that facilitates communication between citizens and the Ombudsman, allowing the population to request services, register complaints, praise and suggestions, since within a city there are several problems that can harm health, education, infrastructure and security that harm citizens, relying on gamification where game features are used to engage and motivate the population to participate. The resolution and identification of these problems demand time and expenses that could be reduced with the help of the population through an accessible and attractive application, in addition to the other means of communication that already exist. Currently, the population still prefers to contact the Ombudsman by phone or travel to the sector to report existing problems and have access to information regarding the registered record. Therefore, the purpose of the work is the development of an application using gamification as an element for engagement and participation, which would be able for citizens to identify problems and activate the agency from a record with accurate information. This collaboration of users is seen as a form of \textit{crowdsourcing}, as it relies on collective labor and knowledge to develop faster solutions. In addition, the application will store data in general, such as how many records have progressed, how many manifestations have been completed, how many are still pending to be resolved and, consequently, the reports will be extremely important for decision making. With this, the application will offer agility for the resolution of problems and will be able to guarantee to the public manager adequate information about the perception of the users of the services offered. It is still worth remembering that it will be possible to display graphs and reports that will also be available to citizens, in addition to the satisfaction survey that will be made available to the population.
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