Monitoramento e avaliação em curso de extensão: a pré-incubação no IFES Campus Itapina

Fonseca, Cristiane Rodrigues da (2022)

tcc

O Programa de Incubação do Núcleo Incubador do Campus Itapina foi concebido para realizar ações em prol do processo de criação de novos empreendimentos, buscando prospectar ideias e projetos com potencial inovador, motivar e capacitar pessoas ao empreendedorismo e incentivar a criação de empresas de base tecnológica e social, especialmente nas áreas de conhecimento relacionadas ao Agronegócio e à Educação. As ações previstas incluem atividades de Prospecção e Sensibilização de empreendedores e empreendimentos (Eventos e Cursos), Pré-Incubação (Modalidade Residência) e Incubação. As ações são planejadas de forma articulada com outros núcleos incubadores do Ifes e contam com a parceria de organizações externas. O Curso de Pré-Incubação – Residência oferece suporte a ideias de negócios, a fim de que o residente desenvolva seu modelo de negócio de forma mais sólida e escalável. Conta com Acompanhamento e Orientação dos empreendedores, Encontros Temáticos de Capacitação, atividades de Coworking, monitoramento e avaliação de indicadores, dentre outros. Este estudo possui como objeto os cursos de Pré-Incubação realizados no segundo semestre de 2018 e 2019 e é de natureza qualitativa se caracterizando como pesquisa descritiva. O objetivo geral é descrever as ações e resultados do processo de monitoramento e avaliação realizado no âmbito dos cursos de Pré-incubação ministrados pelo Núcleo Incubador do Ifes campus Itapina no biênio 2018/2019. A análise documental foi feita em arquivos do Núcleo Incubador do Ifes Campus Itapina referentes aos cursos de Pré-incubação Residente 2018 e 2019 e os dados foram analisados por meio de análise qualitativa. E também foi realizada uma análise comparativa dos dados em relação aos resultados de indicadores referentes aos cursos de 2018 e 2019. Dentre alguns dos resultados obtidos na comparação de indicadores dos anos 2018 e 2019 podemos apontar que não houve evadidos no curso do ano de 2018, enquanto que, em 2019 houve 33% de evasão, a carga horária para “Encontros temáticos de capacitação” para o ano de 2019 aumentou em uma medida de 220% enquanto a carga horária para “Atividades de coworking” foi reduzida em 87,5% e houve uma melhora de 0,4 pontos em relação ao indicador “Avaliação Geral do Curso” representando um impacto positivo da reformulação do curso entre as edições ofertadas. A partir deste estudo, é possível constatar a importância de avaliar e monitorar cursos, projetos, processos, etc., tendo em vista os benefícios advindos desta prática.

The Incubation Program of the Incubator Nucleus of the Itapina Campus was conceived to carry out actions in favor of the process of creating new ventures, seeking to prospect ideas and projects with innovative potential, motivate and train people to entrepreneurship and encourage the creation of technology-based companies and especially in the areas of knowledge related to Agribusiness and Education. The planned actions include Prospecting and Awareness-raising activities for entrepreneurs and enterprises (Events and Courses), Pre-Incubation (Residence) and Incubation. The actions are planned in an articulated manner with other Ifes incubator nuclei and count on the partnership of external organizations. The Pre-Incubation Course - Residence offers support to business ideas, so that the resident develops his business model in a more solid and scalable way. It counts on Monitoring and Guidance of entrepreneurs, Thematic Training Meetings, Coworking activities, monitoring and evaluation of indicators, among others. This study has as its object the Pre-incubation courses held in the second half of 2018 and 2019 and it is qualitative in nature, characterized as descriptive research. The general objective is to describe the actions and results of the monitoring and evaluation process carried out within the scope of the Pre-incubation courses taught by the Incubator Nucleus of Ifes campus Itapina in the 2018/2019 biennium. The documentary analysis was carried out in files of the Incubator Nucleus of the Ifes Campus Itapina referring to the 2018 and 2019 Resident Pre-incubation courses and the data were analyzed through qualitative analysis. And a comparative analysis of the data was also carried out in relation to the results of indicators related to the 2018 and 2019 courses. Among some of the results obtained in the comparison of indicators for the years 2018 and 2019, we can point out that there were no dropouts in the course of 2018, while in 2019 there were 33% dropouts, the workload for "Thematic training meetings" for the year 2019 increased by a measure of 220% while the workload for "Coworking activities" was reduced by 87.5% and there was an improvement of 0.4 points in relation to the indicator "Overall Course Evaluation" representing a positive impact the reformulation of the course between the editions offered. From this study, it is possible to see the importance of evaluating and monitoring courses, projects, processes, etc., in view of the benefits arising from this practice.