Educação especial na perspectiva da educação inclusiva a partir da formação dos docentes Instituto Federal do Espírito Santo Campus Itapina
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Este trabalho aborda a importância da formação dos professores em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, no Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Itapina. Diversos estudos têm reafirmado a necessidade da melhoria da formação de professores como condição essencial para a promoção da inclusão escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial. Desta forma, o presente trabalho visa analisar a formação e a percepção/ação sobre a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, identificando através dos currículos lattes, a formação inicial e continuada, e das entrevistas semiestruturadas quatro categorias analíticas, sendo A) Conceito de inclusão, B) Desafios relacionados à inclusão, C) Espaço educativo inclusivo e D) Formação voltada para a educação especial inclusiva. Os dados obtidos nos currículos lattes foram analisados a partir de uma abordagem mista (quantiqualitativa) e as entrevistas através da análise textual discursiva, utilizando os processos de unitarização, categorização e metatexto, conforme descritos por Moraes e Galiazzi (2007). O total de participantes deste trabalho foram de 68 pessoas, que no caso eram os professores desta pesquisa. Com base nas análises dos dados obtidos nos currículos lattes, percebe-se que a realidade da formação dos professores está baseada em áreas afins de sua formação acadêmica. Em relação às entrevistas semiestruturadas, obteve-se que os professores identificam como conceito de inclusão a participação dos alunos no espaço educativo e que apesar dos desafios relacionados para que isso ocorra, é importante que os mesmos percebam a importância de sua formação em educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
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