Jornal Escolar da Ciência como projeto de iniciação científica júnior : aspectos pedagógicos e epistemológicos à luz do enfoque CTSA
Dissertação de mestrado
RESUMO: O objetivo da pesquisa foi analisar o projeto de extensão escolar chamado de Jornal Escolar da Ciência que foi realizado em uma Escola Pública Estadual do Espírito Santo, buscando a promoção de debates e reflexões sobre as questões relativas à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Essa análise foi realizada à luz da filosofia do movimento de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente , tendo aspectos pedagógicos relacionados à Pedagogia de Projeto de Trabalho e aspectos epistemológicos relacionados à Teoria das Inteligências Múltiplas. O projeto envolveu cinco alunos do ensino médio na condição de Iniciação Científica Júnior, uma aluna de graduação na função de monitora, professores das áreas das ciências da natureza e os coordenadores do jornal. Essa pesquisa teve quatro olhares: a) a contextualização da escola pública estadual; (b) a implementação do jornal como projeto de extensão escolar; (c) o desenvolvimento do projeto; com os aspectos pedagógicos; (d) os aspectos epistemológicos do projeto. Este estudo teve como principais referenciais teóricos: Áttico Chassot, Glen Aikenhead, António Cachapuz, Howard Gardner, Celso Antunes, Nilbo Ribeiro Nogueira, Fernando Hernández, Montserrat Ventura e Jorge Kanehide Ijuim. Trata-se de uma pesquisa teóricoempírica, qualitativa, um estudo de caso, apoiada em observações, dados coletados ao longo da pesquisa, entrevista e questionário aplicado aos alunos participantes do projeto do jornal escolar. A tabulação dos dados coletados nos indicaram que o desenvolvimento do projeto do Jornal Escolar da Ciência oportunizou momento de construção de conhecimento científico conectado com a realidade e o desenvolvimento das inteligências linguística, naturalista e interpessoal. Como resultado da pesquisa foi construído um Guia Didático de Ciências tendo o objetivo de oportunizar o desenvolvimento de um projeto pedagógico, além da sala de aula, como uma extensão escolar, propiciando a popularização da ciência, com enfoque CTSA.
ABSTRACT: The aim of the research was to analyze the school extension project called School Newspaper Science which was carried out in a State Public School of Espírito Santo, seeking to promote discussion and reflection on issues relating to science, technology, society and environment. This analysis was made in light of the movement's philosophy of Science, Technology, Society and Environment, with pedagogical aspects related to Project Work Pedagogy and epistemological aspects related to Theory of Multiple Intelligences. The project involved five high school students in Junior Scientific Initiation condition, a graduate student in the role of monitor, teachers of nature sciences and the newspaper’s coordinators. This research had four looks: a) the contextualization of the public school, (b) the implementation of the newspaper as an extension project school, (c) the development of the project, with the pedagogical aspects, (d) the epistemological aspects of the project. This study had as main theoretical references: Áttico Chassot, Glen Aikenhead, António Cachapuz, Howard Gardner, Celso Antunes, Nilbo Ribeiro Nogueira, Fernando Hernández, Montserrat Ventura and Jorge Kanehide Ijuim. This is a theoretical and empirical research, qualitative, a case study, based on observations, data collected during the research, interview and questionnaire administered to students participating in the newspaper project school. The tabulation of the collected data indicated us that the development of the project of the School Newspaper Science provided an opportunity a moment to build a scientific knowledge connected with reality and the development of the linguistic, interpersonal and naturalist intelligences. As a result of the research was built a Didactic Guide of Sciences with the goal to provide the opportunity for development of a pedagogical project, beyond the classroom, as an extension of school, leading the popularization of science, focusing CTSA.
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