Show simple item record

Educação ambiental com animais silvestres : uso de fotografia como recurso sensibilizador

dc.contributor.advisorCaldara Júnior, Vilácio
dc.contributor.authorBorchardt, Giselly Carlini
dc.date.accessioned2022-04-14T21:16:27Z
dc.date.available2022-04-14T21:16:27Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationBORCHARDT, Giselly Carlini. Educação Ambiental com Animais Silvestres: Uso de fotografia como Recurso Sensibilizador.2022. 39. f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1867
dc.description.abstractPor meio da Educação Ambiental, é possível construir boas relações entre homens e animais silvestres, tendo em vista que através desta os indivíduos estão sujeitos a pensar criticamente e fazer reflexões a respeito de questões sociais e ambientais, o que é essencial para a formação de uma geração mais sensível, que colaboram e preservam o meio ambiente e todas as formas de vida nele presentes. Sendo assim, este trabalho objetivou investigar de que forma a utilização da fotografia produzida pelo próprio discente como recurso para Educação Ambiental é capaz de sensibilizar os alunos do terceiro ano do ensino médio da EEEFM “David Roldi”, retratando os animais silvestres em seu habitat natural. A escola está localizada no município de São Roque do Canaã (ES). O público-alvo foram os alunos do terceiro ano do Ensino Médio. A pesquisa foi aplicada para 31 alunos, sendo que destes, 17 concluíram todas as etapas. As ações metodológicas realizadas foram uma aula expositiva dialogada, onde foram demonstradas a diversidade de espécies silvestres brasileiras e reflexões e trocas de conhecimento em relação às funções ecológicas que cada animal desempenha para um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Posteriormente, os alunos foram direcionados a fazerem uma atividade de Educação Ambiental, onde observaram os arredores de suas casas e, ao perceber a presença de animais silvestres, eles fizeram registros fotográficos e pesquisas na web, relacionadas à importância ecológica do animal encontrado. Para finalizar, os estudantes construíram um mural informativo de fotografias com o título “Diversidade da Fauna”, para que os demais alunos da escola pudessem ver o trabalho. Ao concluir a Intervenção Pedagógica, os alunos responderam a um questionário, que gerou os dados desta pesquisa. Foi possível concluir que a sensibilização a respeito da importância de preservar os animais silvestres, foi alcançada, além de toda a contribuição para o processo de ensino aprendizagem que foi promovido pela aula expositiva dialogada, concluindo então que os resultados foram satisfatórios.pt_BR
dc.format.extent39f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAnimais silvestrespt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFotografiaspt_BR
dc.subjectSensibilizaçãopt_BR
dc.titleEducação ambiental com animais silvestres : uso de fotografia como recurso sensibilizadorpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSanta Teresapt_BR
dc.contributor.memberSilva, Antonio Elias Souza da
dc.contributor.memberScalzer, Jaqueline


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record