Educação ambiental com animais silvestres : uso de fotografia como recurso sensibilizador

Borchardt, Giselly Carlini (2022)

tcc

Por meio da Educação Ambiental, é possível construir boas relações entre homens e animais silvestres, tendo em vista que através desta os indivíduos estão sujeitos a pensar criticamente e fazer reflexões a respeito de questões sociais e ambientais, o que é essencial para a formação de uma geração mais sensível, que colaboram e preservam o meio ambiente e todas as formas de vida nele presentes. Sendo assim, este trabalho objetivou investigar de que forma a utilização da fotografia produzida pelo próprio discente como recurso para Educação Ambiental é capaz de sensibilizar os alunos do terceiro ano do ensino médio da EEEFM “David Roldi”, retratando os animais silvestres em seu habitat natural. A escola está localizada no município de São Roque do Canaã (ES). O público-alvo foram os alunos do terceiro ano do Ensino Médio. A pesquisa foi aplicada para 31 alunos, sendo que destes, 17 concluíram todas as etapas. As ações metodológicas realizadas foram uma aula expositiva dialogada, onde foram demonstradas a diversidade de espécies silvestres brasileiras e reflexões e trocas de conhecimento em relação às funções ecológicas que cada animal desempenha para um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Posteriormente, os alunos foram direcionados a fazerem uma atividade de Educação Ambiental, onde observaram os arredores de suas casas e, ao perceber a presença de animais silvestres, eles fizeram registros fotográficos e pesquisas na web, relacionadas à importância ecológica do animal encontrado. Para finalizar, os estudantes construíram um mural informativo de fotografias com o título “Diversidade da Fauna”, para que os demais alunos da escola pudessem ver o trabalho. Ao concluir a Intervenção Pedagógica, os alunos responderam a um questionário, que gerou os dados desta pesquisa. Foi possível concluir que a sensibilização a respeito da importância de preservar os animais silvestres, foi alcançada, além de toda a contribuição para o processo de ensino aprendizagem que foi promovido pela aula expositiva dialogada, concluindo então que os resultados foram satisfatórios.


Coleções: