A importância da leitura literária no Ensino Fundamental II

Falqueto, Lígia da Conceição (2022)

tcc

RESUMO: A temática desenvolvida neste trabalho refere-se à importância da literatura no segundo segmento do ensino fundamental, a qual não é tratada de maneira específica e com o devido valor. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivo principal explanar acerca da relevância da literatura nas aulas de língua portuguesa. Além disso, os objetivos específicos em questão são os usos da literatura, associar a literatura com os direitos humanos, revelar que a prática da leitura literária não é eficientemente explícita nos Parâmetros Curriculares Nacionais, por essa razão e pela falta de tempo dos docentes, as aulas de leitura estão mecânicas e as atividades elaboradas não se relacionam com assunto da obra escolhida, mas com outros conteúdos de gramática. Isto posto, o tipo de pesquisa empregada é a bibliográfica qualitativa. Assim, os teóricos que se destacam no presente estudo são Jesus e Caliari (2014), Dias e Souza (2016), Rildo Cosson (2014) e ressalta-se o sociólogo Antonio Candido (2011) com sua obra O direito à literatura. Palavras-chave: Leitura literária. Importância da literatura. Direito à literatura.

ABSTRACT: The theme developed in this work refers to the importance of literature in the second segment of the fundamental teaching, which is not treated specifically and with due value. That way, the research have as its main objective to explain about the relevance of literature in Portuguese language classrooms. Futhermore, the specific objectives in question are the uses of literature, to associate literature with human rights, to reveal that the practice of literary reading is not efficiently explicit in the National Curriculum Parameters, for this reason and due to the lack of time for teachers, the reading classrooms are mechanical and the activities developed are not related to the subject of the chosen work, but to other contents of grammar. Post this, the type of research undertaken is a qualitative bibliographical one. Likewise, the theoreticians that stand out are present in the study are Jesus and Caliari (2014), Dias and Souza (2016), Rildo Cosson (2014) and the sociologist Antonio Candido (2011) with his work The right to literature.