Construção de sentido na leitura e compreensão de enunciados e conteúdos matemáticos por crianças surdas a partir da literatura infantil
Dissertação de mestrado
RESUMO: A leitura e a compreensão textual expõem o quanto a linguagem está diretamente ligada à construção de sentido e na ampliação do conhecimento de mundo. A língua/linguagem de modo geral, sempre nos oportuniza novas descobertas e construção de novos saberes, seja por meio da oral,escrita, gestual, visual ou numérica. Na busca por proporcionar ao aluno surdo dos anos iniciais do ensino fundamental elementos que subsidiem sua leitura e compreensão de enunciados de textos matemáticos, nossa pesquisa buscou associar a alfabetização matemática e a literatura para instrumentalizar a construção de sentido para a leitura e compreensão de enunciados matemáticos. Procuramos investigar como se constituiu o processo de apropriação do conhecimento na construção do sentido na leitura dos enunciados matemáticos e ainda, como a literatura infantil associada a alfabetização matemática e a Libras podem auxiliar nesse processo de aquisição das competências linguísticas de leitura. Para tal investigação, usaremos a literatura infantil como ponto de partida para ampliarmos a visão de mundo, a construção do sentido tanto em Libras como em Língua Portuguesa, afim de que, ao relacionarmos, diferentes áreas do conhecimento possamos potencializar na criança surda dos anos iniciais do ensino fundamental melhores possibilidades de compreensão de enunciados matemáticos. Como produto final, apresentamos uma proposta de minicurso para professores, onde apresentamos as atividades validadas durante nossa pesquisa e também as trabalhadas com as crianças, foco desta dissertação, inseridas numa escola regular, nos primeiros anos do ensino fundamental de uma EMEF no município de Vitória – ES. Caracterizamos nosso estudo como pesquisa-ação, uma vez que os professores e alunos participantes desta pesquisa interagem e intervém de modo objetivo, provocando reflexões dialógicas e mudanças no processo de pesquisa e no produto final, elemento este, construído ao longo dos meses que se seguiram a esta pesquisa. O caminhar das descobertas e propostas foram efetivadas junto a crianças surdas dos anos iniciais de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Vitória – ES no segundo semestre do ano de 2013 e no ano letivo de 2014. Portanto, ao concluirmos esta pesquisa, em nossos estudos, verificamos que é pela interação e na interação que os processos de leitura vão se constituindo e os processos de enunciação também. Desse modo, ressaltamos que os processos de construção de sentido da criança surda passam pelos processos de significação do mundo pela tradução deste mundo em sinais.
ABSTRACT: The reading and text comprehension exposes how language is directly linked to the construction of meaning and the expansion of world knowledge. The language in general, always give us the opportunity to new discoveries and construction of new knowledge, either through oral, writing, gestural, visual, or numerical. In searching to provide the deaf student from the early years of elementary school elements that support reading and comprehension of utterances of mathematical texts, our research sought to associate literature and mathematics to equip the construction of meaning to the reading and understanding of mathematical statements . We look for investigate how was the process of appropriation of knowledge and the construction of meaning in the reading of mathematical statements and also how children's literature associated with mathematical literacy and LIBRAS that can aid the acquisition of language skills of reading process. For this research, we use children's literature as a starting point to broaden the world view, the construction of meaning in both Libras as in Portuguese, so that, when we related to different areas of knowledge, can empower deaf children in the early years of the elementary school to great possibilities for understanding mathematical statements. As a final product, we propose a short course for teachers, where we present our validated activities during our research and also the activities worked with children, focus of this dissertation, embedded in a regular school in the early years of elementary school a EMEF in Vitória - ES. We characterize our study as action research, since teachers and students participating in this research they interact and intervene in an objective way, causing dialogical reflections and changes in the research process and the final product, this element, built over the months that followed to this research.The walking of the findings and proposals were enforced with the deaf children in the early years of a Municipal Elementary School in the Municipality of Vitória - ES in the second half of 2013 and in the academic year 2014. Therefore to conclude this research, in our studies, we find that is through interaction and in the interaction that reading processes are constituted and enunciation processes as well. Thus, we emphasize that the processes of construction of sense a deaf children pass through the process of signification of the world for translating this world to signals.
Redes Sociais