A utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino da Matemática a alunos do Instituto Sócio Educativo do Espírito Santo (IASES/UNIS): um relato de experiência

Pin, Krigérica Pina Kruger (2013)

tcc

RESUMO: A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação nos proporciona novas alternativas de aprendizagem, quebrando barreiras permitindo mudanças culturais significativas sociais e educacionais, criando um ambiente novo cheio de descobertas onde toda a comunidade escolar se torna beneficiada com o desenvolvimento dos novos conhecimentos, por meio de experiências concretas, num processo ativo e dinâmico. Sabemos que educação é vista como um processo de descoberta, de observação, de exploração e de construção do conhecimento e ensinar matemática não é uma tarefa muito simples, pois essa disciplina, ainda, é vista pela maioria dos alunos como complicada e de difícil entendimento, responsável por altos índices de reprovação. Partindo da vontade de alterar, ou melhor, amenizar a visão dessa disciplina foi desenvolvido esse estudo com o intuito de proporcionar aos alunos adolescentes internos do sexo masculino, da 5ª Etapa, do 6º Ano do Ensino Fundamental do Instituto Sócio Educativo do Espírito Santo (IASES/UNIS) localizado no município de Cariacica, bairro sede, uma nova maneira de aprender a disciplina Matemática pela inserção das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, onde por meio de recursos disponíveis esses alunos despertem o interesse pelo conteúdo aplicado, participando do processo ensino e aprendizagem e, ainda, os preparando para viver em uma sociedade, que está em constante evolução.

ABSTRACT: The use of Information and Communication Technologies (ICT) in education provides us with new possibilities for learning, breaking down barriers allowing significant cultural changes and social education, creating a new environment full of discoveries where the entire school community gets benefited from the development new knowledge through practical experiences in a dynamic and active process. We know that education is seen as a process of discovery, observation, exploration and knowledge construction and teaching Mathematics is not a very simple task, this discipline is still seen by most students as complicated and difficult to understand, responsible for high failure rates. Based on the desire to change, or rather mitigate the vision of this course was developed this study in order to provide students with adolescents in males, the Step 5 of the 6th year of Primary Education Institute Partner Education of the Holy Spirit (IASES / UNIS) located in Cariacica, district headquarters, a new way of learning Mathematics discipline by including the new Technologies of Information and Communication, where through resources available these students to pique interest in applied research, participating in the learning process and still preparing to live in a society that lives in constant evolution.