Os jogos como metodologia de ensino na aprendizagem da matemática de alunos do ensino médio

Maximo, Grazieli do Livramento (2022)

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RESUMO:Visando um ensino de matemática mais dinâmico, menos engessado, e que tenha participação dos alunos, este trabalho tem por objetivo, apresentar os benefícios dos jogos como um recurso didático, identificar quais as vantagens da utilização dos jogos em sala de aula do Ensino Médio e relacionar os jogos à promoção de uma aprendizagem significativa. Movimentou a pesquisa, o seguinte questionamento: como os jogos interferem no processo de ensino e aprendizagem de matemática de estudantes do ensino médio? A metodologia caracteriza-se como qualitativa, exploratória do tipo estudo de caso. Dentre os principais autores que contribuíram para concepção teórica da pesquisa realizada, podemos citar entre outros: Freitas (2007), Gil (2002, Kunh (2020), Loureiro (2013), Moreira (2011), Quirino (2011), Rosseto (2013) e Zanardi e Silva (2016). Conclui-se que o uso de jogos para o ensino de matemática, deixam a aula mais dinâmica e interessante para os estudantes.

ABSTRACT: Aiming at a more dynamic teaching of mathematics, less rigid, and with student participation, this work aims to present the benefits of games as a didactic resource, identify the advantages of using games in the High School classroom and relate games to the promotion of meaningful learning. The research was driven by the following question: how do games interfere in the process of teaching and learning mathematics in high school students? The methodology is characterized as qualitative, exploratory of the case study type. Among the main authors who contributed to the theoretical conception of the research carried out, we can mention among others: Freitas (2007), Gil (2002, Kunh (2020), Loureiro (2013), Moreira (2011), Quirino (2011), Rosseto (2013) and Zanardi and Silva (2016). It is concluded that the use of games for teaching mathematics makes the class more dynamic and interesting for students, making them more participatory, in addition to exploring creativity and developing the student's cognition.


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