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SÍNDROME DE IRLEN: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCADORES

dc.contributor.advisorSOUZA, Adriano Ramos de
dc.contributor.authorAssimakopoulos, Lucinéia Soares da Silva
dc.date.accessioned2022-04-12T15:57:57Z
dc.date.available2022-04-12T15:57:57Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationSILVA, Lucinéia Soares da. Síndrome de Irlen: contribuições para educadores. 2020. 79 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1845
dc.description.abstractA presente monografia dialoga sobre a Síndrome de Irlen e possíveis contribuições para educadores, em uma perspectiva inclusiva. A Síndrome de Irlen (SI) é um transtorno visuoperceptual ocasionado pela incapacidade de adaptação à luz e que provoca déficit no córtex visual, causando desconforto durante a leitura a partir de distorções do texto. Busca-se entender se o conhecimento dos profissionais da educação a respeito da síndrome de Irlen pode auxiliar alunos que possuem dificuldades de leitura, bem como compreender quais desafios o diagnóstico tardio pode trazer para o indivíduo em idade escolar. A partir do objetivo geral buscamos contribuir para a orientação de profissionais da educação sobre a identificação da Síndrome de Irlen, necessitando discutir sobre a Educação Inclusiva e Especial e o atendimento a esses alunos; compreender a perspectiva sócio educacional do sujeito com Irlen a partir de um estudo de caso. Considerando a produção acadêmica que trata a Síndrome de Irlen e a educação, essa pesquisa se justifica em sua proposta de apresentar os desafios de identificação e acolhimento de alunos que são afetados por essa síndrome por parte dos educadores. Os apontamentos deste estudo poderão orientar as famílias para uma avaliação especializada garantindo um diagnóstico e tratamento precoce. Os resultados obtidos comprovaram que são necessárias mais informações acerca da Síndrome de Irlen; que um diagnóstico tardio pode elencar uma diversidade de desafios à vida social e educacional do indivíduo e que o educador precisa estar atento ao comportamento do aluno em sala de aula. Concluímos que esta pesquisa nos proporciona orientações quanto ao diagnóstico e intervenção precoce daqueles que possui Síndrome de Irlen, bem como nos provoca a discutir a política de inclusão escolar.pt_BR
dc.format.extent79 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectSindrome de Irlenpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEducadorespt_BR
dc.titleSÍNDROME DE IRLEN: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCADORESpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localColatinapt_BR
ifes.campusCampus_Itapinapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8030257973787866pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Itapinapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4375042234893668pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Pedagogia
dc.contributor.memberCASTELUBER, Daniel Louzada
dc.contributor.memberDRAGO, Rogério
dc.contributor.memberMILANESI, Josiane Beltrame
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5244-7830pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/3656999924139313pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/8595961404664412pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/7160183383586542pt_BR


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