dc.contributor.advisor | SOUZA, Adriano Ramos de | |
dc.contributor.author | Assimakopoulos, Lucinéia Soares da Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T15:57:57Z | |
dc.date.available | 2022-04-12T15:57:57Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Lucinéia Soares da. Síndrome de Irlen: contribuições para educadores. 2020. 79 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1845 | |
dc.description.abstract | A presente monografia dialoga sobre a Síndrome de Irlen e possíveis contribuições para educadores, em uma perspectiva inclusiva. A Síndrome de Irlen (SI) é um transtorno visuoperceptual ocasionado pela incapacidade de adaptação à luz e que provoca déficit no córtex visual, causando desconforto durante a leitura a partir de distorções do texto. Busca-se entender se o conhecimento dos profissionais da educação a respeito da síndrome de Irlen pode auxiliar alunos que possuem dificuldades de leitura, bem como compreender quais desafios o diagnóstico tardio pode trazer para o indivíduo em idade escolar. A partir do objetivo geral buscamos contribuir para a orientação de profissionais da educação sobre a identificação da Síndrome de Irlen, necessitando discutir sobre a Educação Inclusiva e Especial e o atendimento a esses alunos; compreender a perspectiva sócio educacional do sujeito com Irlen a partir de um estudo de caso. Considerando a produção acadêmica que trata a Síndrome de Irlen e a educação, essa pesquisa se justifica em sua proposta de apresentar os desafios de identificação e acolhimento de alunos que são afetados por essa síndrome por parte dos educadores. Os apontamentos deste estudo poderão orientar as famílias para uma avaliação especializada garantindo um diagnóstico e tratamento precoce. Os resultados obtidos comprovaram que são necessárias mais informações acerca da Síndrome de Irlen; que um diagnóstico tardio pode elencar uma diversidade de desafios à vida social e educacional do indivíduo e que o educador precisa estar atento ao comportamento do aluno em sala de aula. Concluímos que esta pesquisa nos proporciona orientações quanto ao diagnóstico e intervenção precoce daqueles que possui Síndrome de Irlen, bem como nos provoca a discutir a política de inclusão escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 79 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Sindrome de Irlen | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Educadores | pt_BR |
dc.title | SÍNDROME DE IRLEN: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCADORES | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Itapina | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/8030257973787866 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Itapina | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4375042234893668 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Pedagogia | |
dc.contributor.member | CASTELUBER, Daniel Louzada | |
dc.contributor.member | DRAGO, Rogério | |
dc.contributor.member | MILANESI, Josiane Beltrame | |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5244-7830 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/3656999924139313 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/8595961404664412 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/7160183383586542 | pt_BR |
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