SÍNDROME DE IRLEN: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCADORES

Assimakopoulos, Lucinéia Soares da Silva (2020)

tcc

A presente monografia dialoga sobre a Síndrome de Irlen e possíveis contribuições para educadores, em uma perspectiva inclusiva. A Síndrome de Irlen (SI) é um transtorno visuoperceptual ocasionado pela incapacidade de adaptação à luz e que provoca déficit no córtex visual, causando desconforto durante a leitura a partir de distorções do texto. Busca-se entender se o conhecimento dos profissionais da educação a respeito da síndrome de Irlen pode auxiliar alunos que possuem dificuldades de leitura, bem como compreender quais desafios o diagnóstico tardio pode trazer para o indivíduo em idade escolar. A partir do objetivo geral buscamos contribuir para a orientação de profissionais da educação sobre a identificação da Síndrome de Irlen, necessitando discutir sobre a Educação Inclusiva e Especial e o atendimento a esses alunos; compreender a perspectiva sócio educacional do sujeito com Irlen a partir de um estudo de caso. Considerando a produção acadêmica que trata a Síndrome de Irlen e a educação, essa pesquisa se justifica em sua proposta de apresentar os desafios de identificação e acolhimento de alunos que são afetados por essa síndrome por parte dos educadores. Os apontamentos deste estudo poderão orientar as famílias para uma avaliação especializada garantindo um diagnóstico e tratamento precoce. Os resultados obtidos comprovaram que são necessárias mais informações acerca da Síndrome de Irlen; que um diagnóstico tardio pode elencar uma diversidade de desafios à vida social e educacional do indivíduo e que o educador precisa estar atento ao comportamento do aluno em sala de aula. Concluímos que esta pesquisa nos proporciona orientações quanto ao diagnóstico e intervenção precoce daqueles que possui Síndrome de Irlen, bem como nos provoca a discutir a política de inclusão escolar.


Colecciones: