Um estudo das considerações de professores e alunos sobre o Curso Técnico de Metalurgia na modalidade da Educação de Jovens e Adultos

Oliveira, Adriana Piumatti (2013)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as considerações docentes e discentes quanto aos recursos didáticos utilizados nas práticas educativas em aulas de matemática, bem como sobre a integração curricular, no Curso Técnico em Metalurgia Integrado ao Ensino Médio para Jovens e Adultos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que pode ser classificada como um estudo de caso. Especificamente, procedemos ao levantamento dos recursos didáticos e sua utilização na prática pedagógica e coletamos as considerações de alunos e professores do Curso, tendo em vista a integração curricular proposta entre ensino básico e profissional. Os referenciais teóricos foram agrupados em quatro eixos temáticos, em cujas abordagens escolhemos como bases centrais os estudos de: Paulo Freire e Maria da Conceição F. Fonseca; Sérgio Lorenzato e Ubiratan D’Ambrósio; Ole Skovsmose; e Marise Ramos. À luz de ideias teóricas desses e de outros autores, procedemos às análises dos dados coletados e examinamos documentos. Entre as conclusões realçamos que a educação de jovens e adultos requer recursos didáticos próprios, em práticas diferenciadas, que possam contemplar as especificidades culturais dos sujeitos e promover uma formação adequada para o mercado de trabalho. Percebemos que há uma necessidade de um diálogo entre os professores do ensino médio com os da área técnica no sentido de suas ações à uma formação qualitativa e para aproximar o currículo real vigente da proposta de integração curricular. Notamos convergências nas considerações docentes e discentes a respeito, por exemplo, da importância do uso dos laboratórios de ensino como recursos didáticos facilitadores do ensino e aprendizagem. Entre as divergências encontramos aspectos referentes aos materiais didáticos, como a linguagem, e também, questões na condução do Projeto Integrador. Como produto educacional optamos pela elaboração de sequências didáticas, que incluem exemplos de atividades propícias a estimular a metacognição e a articulação entre conhecimentos da matemática e da área técnica de metalurgia, com a aplicação de recursos didáticos diversos.

ABSTRACT: The objective of this research is to analyze the lecturer and student’s concerns related to the didactic resources applied for the educational practices of math teaching, as well as curricular assimilation, in the Metallurgy Training Course as part of the subjects in the Professional Training School. Mainly, it discourses over a qualitative resource, which may be classified as a case study. More specifically, the didactic resources and its usage applied to teaching practice have been evaluated while the lecturer and student’s considerations were collected attentively to curricular assimilation between basic and professional teaching. The theoretical references have been grouped in four themed axis and their different approaches’ corner stones have been chosen among the studies of: Paulo Freire and Maria da Conceição F. Fonseca; Sérgio Lorenzato and Ubiratan D’Ambrósio; Ole Skovsmose; and Marise Ramos. Enlightened by the theoretical ideas of these and other authors, the analysis of the collected data has taken place and the results have been examined. Among other conclusions, young adults and adults learning needs have been inferred to require exclusive didactical resources, inserted in a particular set of teaching practice that suits the student’s cultural background and promote adequate instruction, according to the market necessities. A special need for communication between high school teachers and professional instructors in order to act targeting a qualitative schooling and to make the current curriculum as intermingled as the curricular assimilation proposition. The lecturer and students’ considerations have been perceived as convergent, for example, in relation to the importance of practical learning activities as didactic resources and enablers of teaching and learning. Among disagreements, the didactic material, the language in use and also concerns over the Integrating Project are a few example. As an educational product, the didactic sequences planning have been chosen, that includes examples of suitable actives to stimulate the metacognition and articulation among mathematical and technical metallurgic knowledge, along with the didactic resources applying.


Collections: