Capacitação em programação básica e robótica na seleção de alunos bolsistas do projeto programar para avançar: letramento e robótica para aluno da rede pública
tcc
RESUMO: O trabalho teve o propósito de desenvolver uma capacitação em programação inicial e robótica educacional para os alunos dos cursos técnicos integrados em Administração e Agricultura e do ensino superior em Administração do Ifes campus Barra de São Francisco. Ao término do curso, o coordenador do programa "Programar para Avançar" selecionará os alunos bolsistas desta capacitação para atuar como instrutores em letramento e Robótica na qualificação de alunos dos 8º e 9º anos das escolas públicas municipais de Águia Branca, Barra de São Francisco e Mantenópolis, ambas cidades do Espírito Santo. Para alcançar este objetivo, a capacitação foi realizada com aulas online/síncronas de lógica de programação, no qual os alunos aprenderam a programação inicial por meio do Scratch, utilizando a programação em blocos no desenvolvimento de histórias e jogos. A capacitação contou também com um dia de aula presencial de robótica educacional e programação em blocos no Ifes campus Colatina. Foram aplicados dois questionários aos alunos, sendo um antes e o outro após a capacitação realizada. Através dos questionários, verificou-se que a capacitação proporcionou conhecimento e inseriu os alunos na temática de programação inicial e robótica educacional, deixando-os aptos a serem instrutores do projeto “Programar para Avançar”.
ABSTRACT: This work was intended to develop a training in initial programming and educational robotics for students of integrated technical courses in Business and Agriculture and college Business students at IFES Barra de São Francisco. At the end of the training, the coordinator of the "Program to Advance" program will select scholarship students from training to act as instructors in literacy and robotics in the qualification of 8th and 9th grade students from municipal public schools in Águia Branca, Barra de São Francisco and Mantenópolis, both cities in Espírito Santo. To achieve the project goal, the training was done with online/synchronous programming logic classes, where students learned initial programming through Scratch, using block programming in the development of stories and games. The training also included a day of classroom instruction in educational robotics and block programming at the IFES Colatina campus.The training also included a day of classroom instruction in educational robotics and block programming at the Ifes Colatina campus. Two questionnaires were applied to the students, one before and the other in the end of the training. Through the questionnaires, it was verified that the training provided knowledge and inserted the students in the theme of initial programming and educational robotics, leaving them able to be instructors of the “Program to Advance” project.
Redes Sociais