O USO DO PADLET NO ENSINO DAS FÁBULAS: UMA PROPOSTA ESTRATÉGICA DE INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO LEITORA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Assimakopoulos, Lucinéia Soares da Silva (2021)

tcc

Esta pesquisa é uma proposta de intervenção pedagógica que procura incentivar o uso das tecnologias digitais em apoio a educação. Nesse contexto, procura-se contemplar o uso da ferramenta Padlet no ensino das fábulas como incentivo à formação leitora de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do munícipio de Baixo Guandu, ES, no período de isolamento social provocado pelo Corona vírus (Covid 19). Nesse intuito, objetiva-se incentivar alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a continuar o hábito de leitura e escrita durante o isolamento social provocado pela COVID-19, a partir de uma proposta de intervenção pedagógica. Para tanto, é necessário identificar algumas estratégias utilizadas no incentivo à leitura a partir de tecnologias digitais; estimular a compreensão do gênero textual fábula, a partir da releitura e construção de histórias autorais de maneira criativa; contribuir para que os alunos desenvolvam um olhar reflexivo sobre o período isolamento social provocado pela COVID-19; realizar uma exposição em um mural digital (Padlet) das histórias criadas pelos alunos para socialização dos trabalhos. Como opção metodológica utilizou-se uma pesquisa bibliográfica seguido de uma revisão de literatura. Para a proposta de intervenção a metodologia contou com a proposta de metodologias ativas a partir da aprendizagem baseada em projetos (ABP). A partir deste trabalho foi possível identificar que há muitos desafios antes, durante o período de pandemia e após a volta as aulas presenciais; que professores, alunos, pais precisaram se adaptar à nova rotina e que a educação mais uma vez é essencial para minimizar os desafios sociais, políticos e culturais.


Collections: