A constituição de um grupo de estudos de professores que ensinam matemática e suas repercussões no contexto escolar

Sessa, Simone de Melo (2014)

Dissertação de mestrado

RESUMO: A pesquisa apresentada nesta dissertação é de abordagem qualitativa, e foi desenvolvida com um grupo de estudos formado por seis integrantes, que, com exceção da pesquisadora, atuam em duas escolas no distrito de Celina, Município de Alegre, Espírito Santo. Teve como objetivo geral: analisar as repercussões que um grupo de estudos sobre ensino e aprendizagem de matemática provoca no contexto da escola e no processo formativo do professor. Os objetivos específicos foram: analisar a constituição do grupo de estudos com professoras que ensinam matemática em duas escolas do Distrito de Celina – ES; identificar repercussões no contexto escolar de ações no ensino e aprendizagem de matemática e no processo formativo dos professores que ensinam matemática, a partir da participação em um grupo de estudos; analisar o processo dialógico, reflexivo e as ações colaborativas que influenciaram essas repercussões a partir do grupo de estudos. Para subsidiar as reflexões acerca da formação de grupos de estudos, bem como as análises dos dados da pesquisa, fazemos uso de teorias propostas por Ana Boavida, Dario Fiorentini, Edda Curi, Bernadete Gatti, Hargreaves, Isabel Alarcão, João Pedro da Ponte, Paulo Freire e Ole Skovsmose. Os resultados mostram que grupos dessa natureza se constituem a partir do diálogo e da colaboração entre seus parceiros. Evidenciam também que as principais contribuições do grupo para a formação docente são as aprendizagens produzidas no grupo por meio das trocas de experiências e reflexões de forma colaborativa. Mostra ainda que, no caso desta pesquisa, as repercussões das atividades do grupo foram muito positivas no cotidiano escolar. O produto educacional da pesquisa é um site onde foram registradas as atividades e produções do grupo de estudos com o objetivo de servir de fonte de pesquisa para outros professores e para a formação continuada dos professores participantes do grupo.

ABSTRACT: The research presented in this thesis is a qualitative approach and was developed with a study group made up of six members, who, except for the researcher, working in two schools in Celina district, municipality of Alegre, Espirito Santo. We aimed to: analyze the repercussions that a group of studies on teaching and learning of mathematics causes in the school context and the teacher training process. The specific objectives were: to analyze the composition of the study group with teachers who teach mathematics in two schools of Celina District - ES; identify repercussions in the school context actions in teaching and mathematics learning and training process of the teachers who teach mathematics, from participating in a study group; analyze the dialogic process, reflective and collaborative actions that influenced these effects from the study group. To subsidize reflections on the formation of study groups, as well as the analysis of the survey data, we make use of theories proposed by Ana Boavida, Dario Fiorentini, Edda Curi, Bernadette Gatti, Hargreaves, Isabel Alarcão, João Pedro da Ponte, Paul Freire and Ole Skovsmose. The results show that such groups are constituted through dialogue and collaboration among its partners. Also show that the main contributions of the group for teacher training are the learning produced in the group through the sharing of experiences and reflections collaboratively. It also shows that in the case of this research, the effects of the group's activities were very positive in everyday school life. The educational research product is a site where activities and study group productions in order to serve as a research resource for other teachers and for ongoing training of teachers participating in the group were recorded.


Collections: