Significados produzidos com licenciandos em matemática em práticas envolvendo grupos colaborativos a partir de uma disciplina gestão educacional
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O presente trabalho apresenta os aspectos relacionados à análise de produção de significados, à luz do Modelo dos Campos Semânticos, em que a pesquisa foi realizada com estudantes do curso de licenciatura em Matemática, do Instituto Federal do Espirito, campus Vitória, na disciplina de Gestão Educacional. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter investigativo, que foi realizada através de análises do método de leitura plausível, com base nas enunciações dos atores envolvidos, em que visamos responder à pergunta-diretriz “Quais os significados produzidos pelos atores da pesquisa, ao participarem de grupos colaborativos em processos de ensino e de aprendizagem, nos moldes de ações diferenciais autorreguladas, em práticas que envolvam aulas de Gestão Educacional, na formação do professor de Matemática?” Nesse sentido as práticas desenvolvidas, nos moldes de Práticas Educativas Investigativas e, imbuídas nos preceitos da Assimilação Solidária, que visa romper com os métodos de ensino tradicional a partir da promoção do método de trabalho cooperativo e colaborativo foram uma das referências base para as ações desenvolvidas pelos discentes. Tais ações oportunizou a dialogicidade e a socialização entre os atores da pesquisa, onde os mesmos manifestaram que em virtude das ações desenvolvidas, assim como as dinâmicas para as formações de grupos, que visavam os rodízios entre os alunos nas formações de grupos, minimizando o fechamento de grupos isolados. Para o desenvolvimento desta pesquisa contou-se com um estudo qualitativo, possibilitando aos envolvidos relatarem seus apontamentos e reflexões em relação às dinâmicas propostas no decorrer do curso da disciplina Gestão Educacional. Em decorrência do período pandêmico, vivenciado desde o ano de 2020, as práticas educativas da disciplina Gestão Educacional ocorreram no formato remoto, entretanto, essa configuração não diminui a credibilidade da pesquisa, assim como houve a garantia do êxito das ações desenvolvidas pelo docente que ministrava a disciplina, como também o comprometimento dos licenciandos para com a disciplina e pesquisa.
ABSTRACT: The study presents the aspects related with the analysis of the production of meaning, in the light of the Semantic Fields Model. The research was carried out with students of the mathematics degree course, at the Federal Institute of Espirito, Vitória campus, in the subject Educational Management. This is an exploratory research that has an investigative nature, which was carried out through analyses of a plausible reading method, based on the statements of the actors involved. It aims to answer to the guiding question "What are the meanings produced by the actors of the research, when participating in collaborative groups in teaching and learning processes, in the form of self-regulated differential actions, in practices that involve Educational Management classes, in the training of a Mathematics teacher?” In this sense, the practices developed, along with the lines of Investigative Educational Practices, including principles of Solidarity Assimilation, aim to break with the traditional teaching methods. The promotion of cooperative and collaborative work methods were the base references for the actions developed by the students. For the development of this research, a qualitative study was used, allowing those involved to report their notes and reflections in relation to the dynamics proposed during the course of the subject Educational Management. As a result of the pandemic, experienced since 2020, the educational practices of the subject Educational Management took place in a remote format, however, this configuration does not diminished the credibility of the research, as well as the success of the actions developed by the teacher who taught the subject, including the students' commitment to the subject and the research.
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