Investigação e proposta de intervenção pedagógica sobre a baixa participação do aluno do ensino superior nas aulas remotas durante a pandemia COVID 19
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RESUMO: Este estudo tem por objetivos analisar a percepção dos estudantes do curso de Administração quanto a participação e engajamento nas aulas presenciais e remotas por meio de um instrumento de pesquisa e desenvolver uma intervenção pedagógica com o propósito de validar a hipótese de que a metodologia ativa aplicada no início da aula remota estimulará o debate e a participação na aula, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem durante e pós pandemia. Além disso, objetiva-se analisar a intervenção pedagógica remota, com uma aplicação da mesma metodologia ativa em uma aula presencial, bem como a interseção e conclusão dos dados encontrados nos três momentos da intervenção planejada. Para tanto, realizou-se intervenção pedagógica com 37 estudantes do 6º período subdividida em três momentos. O primeiro momento uma pesquisa tipo survey, desenvolvida no Google Forms para conhecer a percepção dos alunos, a segunda etapa a aplicação da intervenção na aula remota e o terceiro momento aplicação da intervenção em uma aula presencial. Ao analisar os resultados registrou-se a real queda de motivação da turma durante as aulas remotas em até 37%, registrou-se também a participação e engajamento de 48,6% dos alunos na aula remota durante a intervenção e 51,3% de participação e engajamento na aula presencial, tal resultado confirma a hipótese levantada. Diante do presente estudo, foi possível constatar que os universitários demonstraram dificuldades e inseguranças no cenário de aulas remotas, mas que práticas de ensino e aprendizagem que promoveram a participação ativa do aluno podem, ainda sim, podem gerar significado e atingir os objetivos esperados. Diante de tal constatação, percebe-se a necessidade de novas pesquisas, aprofundando a validação de práticas pedagógicas que valorizem a fala dos alunos, em uma troca contínua de experiências entre docentes e discentes, contribuindo para o engrandecimento da educação brasileira.
ABSTRACT: This study aims to analyze the perception of Business Administration students regarding participation and engagement in face-to-face and remote classes through a research instrument and to develop a pedagogical intervention with the purpose of validating the hypothesis that the active methodology applied in the Remote class initiation will stimulate debate and class participation, contributing to the teaching and learning process during and post-pandemic. In addition, the purpose is to analyze the remote pedagogical intervention, with an application of the same active methodology in a face-to-face class, as well as the intersection and conclusion of the data found in the three moments of the planned intervention. For that, a pedagogical intervention was carried out with 37 students from the 6th period subdivided into three moments. The first moment, a survey type research, developed in Google Forms to learn about the students’ perceptions; the second was the application of the intervention in a remote class; and the third moment was the application of the intervention in a face-to-face class. By analyzing the results, the real drop in class motivation during the remote classes was registered by up to 37%, the participation and engagement of 48.6% of students in the remote class during the intervention was also registered, and 51.3% of participation and engagement in the classroom, such result confirms the raised hypothesis. In view of the present study, it was possible to verify that university students demonstrated difficulties and insecurities in the setting of remote classes, but that teaching and learning practices that promoted active student participation can, even so, generate meaning and achieve the expected goals. Given this finding , there is a need for further research, deepening the validation of pedagogical practices that value the student’s speech, in a continuous exchange of experiences between teachers and students, contributing to the enhancement of Brazilian education.
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