AGROECOLOGIA: UMA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

Borges, Alexandre Morais (2021)

tcc

Resumo: Estudos que avaliam a percepção da realidade que os alunos possuem sobre a Agroecologia ao ingressarem no curso técnico em Agropecuária pode se tornar uma importantíssima ferramenta para avaliar o nível de conhecimento ambiental que os alunos possuem sobre o tema. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo conhecer e comparar a percepção que os estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes) – campus Montanha e da Escola Família Agrícola de Chapadinha (Efac) – Nova Venécia / ES possuem a respeito da Agroecologia. O público-alvo foi formado por estudantes que cursam o último ano do ensino médio técnico profissionalizante (57 alunos), sendo 22 alunos pertencentes à Efac e 35 alunos pertencentes ao Ifes. A obtenção dos dados foi por meio da aplicação de um questionário online com questões fechadas. Percebe-se que os instrumentos pedagógicos - contidos nos Projetos Pedagógicos – utilizados na Efac facilitam o ensino de Agroecologia em relação ao Ifes. Abstract: Studies that assess the perception of reality that students have about Agroecology can become a very important tool to verify the level of environmental knowledge that students have on the subject. In this sense, the present work aimed to know and compare the perception that students of the Technical Course in Agriculture of the Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Montanha (Ifes) and Escola Família Agrícola de Chapadinha - Nova Venécia / ES (Efac) have related to agroecology. he target audience was made up of students in the last year of technical vocational high school (57 students), 22 students belonging to Efac and 35 students belonging to Ifes. Data collection was done through the application of an online questionnaire with closed questions. The data indicated similarities and differences in the positioning of Efac and Ifes students regarding the agroecological theme, however it is clear that the pedagogical instruments - contained in the Pedagogical Projects - used for the teaching of agroecology at Efac are more consistent and frequent in relation to the Ifes.


Collections: