Orientações da BNCC acerca do ensino de leitura na escola: implicações para o desenvolvimento da competência leitora
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RESUMO: Neste artigo apresenta-se um estudo sobre as orientações curriculares da BNCC, mais precisamente sobre o ensino de leitura na escola, a fim de refletir sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa e literatura e o que está proposto nesse documento orientativo. Discute-se, também, lacunas da escola, no que refere ao trabalho com leitura e escrita, na tentativa de compreender os desafios e as possibilidades mediante o que se apresenta na Base Nacional Comum Curricular acerca das orientações sobre as práticas de leitura no ensino médio. Empreendeu-se neste estudo, uma pesquisa bibliográfica, tomando como referência os estudos de Candido (2011), Geraldi (1984), Lajolo (1993), Freire (1989 e 1996) e Zilberman (1988). Buscou-se também levantar, por meio de uma pesquisa de campo formalizada através de um questionário, a opinião de professores que lecionam na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Joaquim Fonseca, situada no município de Conceição da Barra – ES. O resultado revela o quanto o ensino de leitura é desafiador para os professores pelo fato de os mesmos cumprirem uma carga horária exaustiva de trabalho com muitas demandas burocráticas, com currículo extenso a ser cumprido e falta de infraestrutura mínima para o desenvolvimento de um bom trabalho, o que dificulta a execução efetiva das orientações da BNCC acerca do ensino de leitura.
ABSTRACT: This article presents a study on the BNCC curriculum guidelines, more precisely on the teaching of reading of school, in order to reflect on the teaching and learning of Portuguese Language and literature and what this proposed in this guidance document. It also discusses gaps in the school, with regard with regard to working with reading and writing, in na attempt to understand the challenges and possibilities through what is presented in the Common National Curriculum Base about guidelines on reading practices in high school. A bibliographical research was undertaken in this study, taking as reference the studies of Candido (2011), Geraldi (1984), Lajolo (1993), Freire (1989/1996) and Zilberman (1988). It was also sought to raise, through a formalized field research through a questionnaire, the opinion of teachers who teach at the Professor Joaquim Fonseca State High School, located in the municipality of Conceição da Barra – ES. The result reveals how challenging the teaching of reading is for teachers because they fulfill an exhausting workload with many bureaucratic demands, with an extensive curriculum to be followed and lack of minimum infrastructure for the development of a good job, which makes it difficult to effectively implement the BNCC guidelines on teaching reading.
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