Show simple item record

Por que eu não desisto de ser professor(a) de matemática?

dc.contributor.advisorZanon, Thiarla Xavier Dal-Cin
dc.contributor.authorViza, Hedlayne da Silva
dc.date.accessioned2022-04-07T17:12:04Z
dc.date.available2022-04-07T17:12:04Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationViza, Hedlayne da Silva. Por que eu não desisto de ser professor(a) de matemática? 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1820
dc.description.abstractRESUMO: Com este artigo busca-se responder às seguintes questões: quais motivos levam estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim a pensarem em desistir de ser professores de matemática? Por que eles não desistem e persistem no curso? Assim, investigou-se os impactos de afetos, emoções, atitudes e crenças na vida de estudantes e se eles possuem relação com a decisão de abandonar/permanecer no curso. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa (STAKE, 2011) do tipo estudo de caso (TEIXEIRA, 2015), fundamentada em Gómez Chacón (2003), Menduni (2003), Lins (2004), Silva (2007), Zanon (2011) e Rocha (2016). As análises mostraram como as questões afetivas influenciam no aprendizado de matemática e os motivos que levam licenciandos a persistirem na formação inicial e a se tornarem professores dessa disciplina. Espera-se que o estudo traga melhorias para cursos de Licenciatura em Matemática e incentive pesquisas a respeito da importância da matemática emocional.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: With this article, we seek to answer the following questions: What reasons lead Mathematics Degree course students from Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim to think about giving up being mathematics teachers? Why don't they give up and persist in the course? Thus, the impacts of affections, emotions, attitudes and beliefs in the students’ lives were investigated and whether they are related to the decision to leave/remain in the course. For this, a qualitative research (STAKE, 2011) of the case study type (TEIXEIRA, 2015) was developed, based on Gómez Chacón (2003), Menduni (2003), Lins (2004), Silva (2007), Zanon (2011) and Rocha (2016). The analyses showed how affective issues influence the mathematics learning and the reasons that lead undergraduates to persist in their initial training and to become teachers of this subject. It is hoped that the study will bring improvements to Mathematics Degree courses and encourage research on the importance of emotional mathematics.pt_BR
dc.format.extent47 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectMatemática emocionalpt_BR
dc.subjectAfetospt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectAtitudespt_BR
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.titlePor que eu não desisto de ser professor(a) de matemática?pt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localCachoeiro de Itapemirimpt_BR
ifes.campusCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4458768372376772pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberHoffman, Bernadete Verônica Schaeffer
dc.contributor.memberGualandi, Jorge Henrique
dc.contributor.memberMansur, Thiago Sandrini
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/3386420572368441pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/9183143846858703pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0302-7650pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7565-2001pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7120-2262pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record