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Educação turística em Santa Leopoldina-ES: diálogos e experiências de práticas docentes

dc.contributor.authorRezende, Aldo
dc.contributor.authorPeixouto, Aurélia Hubner
dc.contributor.authorFerreira, Maria José de Resende
dc.contributor.authorResende, Sânia aparecida
dc.date.accessioned2022-04-06T20:23:10Z
dc.date.available2022-04-06T20:23:10Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationREZENDE, Aldo; PEIXOUTO, Aurélia Hubner; FERREIRA, Maria José de Resende; RESENDE, Sânia aparecida. Educação turística em Santa Leopoldina-ES: diálogos e experiências de práticas docentes. Vitória: Edifes, 2022. ISBN 978-65-89716-55-6.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-89716-55-6
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1818
dc.description.abstractA concepção que orientou este trabalho de formação turística assume a compreensão do turismo como fenômeno espacial e sociocultural complexo, que atravessa a pluralidade teórica e conceitual dos mais diversos campos de conhecimentos e saberes, desafiando, assim, a lógica de formação para o turismo que se reduz à exploração e expropriação de bens públicos e do patrimônio histórico e cultural sob a égide do mercado e do lucro. Com o intuito de romper com essa lógica, o percurso de formação, neste projeto, voltou-se para a afirmação da identidade e do sentimento de pertencimento da população autóctone, da valorização das potencialidades turísticas da região de forma a assegurar condições de efetiva participação e protagonismo da população residente, nas suas mais diversas formas de organização e de representação. As produções aqui reunidas convidam o leitor e a leitora da região em suas respectivas comunidades, bem como de outras paragens, a perceberem os entrelaçamentos de identidade e pertencimento que o potencial turístico da região propicia. Também representam um chamamento, no âmbito do território, para a leitura das relações sociais, econômicas, políticas, ambientais e culturais desencadeadas pelo turismo da região. Com certeza, uma possibilidade de refletir sobre as práticas docentes à luz da pedagogia histórico-crítica, em seus fundamentos filosóficos e epistemológicos. Por fim, esperamos que os autores e autoras, protagonistas desta produção, possam ter se apropriado da experiência de formação turística proposta, e sigam utilizando as ferramentas teóricas a que tiveram acesso durante o curso e nas práticas que vêm exercitando em suas escolas, de modo a reafirmar a perspectiva da formação integral de educandas e educandos. Que nesta busca seja possível seguir, pelo veio da formação turística, efetivando práticas que impulsionam o reconhecimento do potencial turístico da cidade, reafirmando a identidade e o sentimento de pertencimento dos educandos e educandas para o pleno exercício da cidadania. Fica aqui o nosso convite aos leitores e às leitoras para que conheçam e apreciem as experiências que neste livro são compartilhadas.pt_BR
dc.format.extent220 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherEdifespt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleEducação turística em Santa Leopoldina-ES: diálogos e experiências de práticas docentespt_BR
dc.typelivropt_BR
dc.publisher.local, Vitóriapt_BR


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