O uso do material didático manipulável no ensino híbrido para a compreensão de sólidos geométricos

Almeida, Joel Veronez (2021)

tcc

RESUMO: Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de intervenção pedagógica que possibilite trabalhar com material didático manipulável nas aulas de geometria espacial no modelo híbrido de ensino. Tem como ponto de partida os seguintes temas: material didático manipulável (BRASIL, 1998; DIESEL; BALDEZ; MARTINS, 2017; MORAN, 2015) material manipulável no ensino de matemática (DANTE, 2005; LORENZATO, 2006), material manipulável no ensino de geometria espacial (ANDRADE, 2014; CONCEIÇÃO et al., 2019; SMOLE; DINIZ; CÂNDIDO, 2000) e ensino híbrido e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (BACICH; MORAN, 2015; CHRISTENSEN; HORN; STAKER, 2013; MIRANDA et al., 2020). De abordagem qualitativa, é proposta uma sequência didática, delineada para alunos do 7º ano do ensino fundamental. Com sua aplicação, espera-se que os professores possam se sentir motivados a implementar cada vez mais métodos de ensino inovadores em suas aulas e que os alunos possam desenvolver criticidade, autonomia e senso de trabalho em grupo.

ABSTRACT: This paper aims at presenting a pedagogical intervention proposal, which allows teachers to work with manipulative didactic material in spatial geometry classes in the hybrid teaching model. It is based on the following themes: manipulative teaching material (BRASIL, 1998; DIESEL; BALDEZ; MARTINS, 2017; MORAN, 2015), manipulative material in mathematics teaching (DANTE, 2005; LORENZATO, 2006), manipulative material in spatial geometry teaching (ANDRADE, 2014; CONCEIÇÃO et al., 2019; SMOLE; DINIZ; CÂNDIDO, 2000) and hybrid teaching and the use of Digital Information and Communication Technologies (BACICH; MORAN, 2015; CHRISTENSEN; HORN; STAKER, 2013; MIRANDA et al., 2020). From a qualitative approach, it is proposed a didactic sequence, designed for students of the 7th year (in Brazil) of middle school education. From its application, it is expected that teachers can feel motivated to implement more and more innovative.


Collections: