Show simple item record

Interdisciplinaridade no Ensino Médio: Análise dos Projetos Integradores com o Tema STEAM Presentes no Livro da Área de Matemática e suas Tecnologias do PNLD 2021 - Objeto 1

dc.contributor.advisorOliveira, João Lucas de
dc.contributor.authorSilva, Jéssica Pasetto
dc.date.accessioned2022-04-06T12:11:26Z
dc.date.available2022-04-06T12:11:26Z
dc.date.issued2022-03-17
dc.identifier.citationSILVA, Jéssica Pasetto. Interdisciplinaridade do ensino médio: Análise dos projetos integradores com o tema steam presentes no livro da área de matemática e suas tecnologias do PNLD de 2021 - OBJETO 1. 2022. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1815
dc.description.abstractRESUMO: Este estudo analisa dois projetos integradores o Ensino Médio da Tecnologia – Editora PNPCiências, Projetos Integrados do Livro Novo de Matemática e suas Tecnologias, Pesquisadora S atende aos critérios do livro LD 2021. Assim, buscou-se, por meio de uma pesquisa qualitativa, do tipo análise documental, responde à seguinte questão: como projetos propostos o trabalho interdisciplinar do PNLD 2021 com o tema STEAM no livro integrador Novo Ensino Médio – integradores – matemática e suas tecnologias? Com relação ao referencial teórico, alicerça-se os autores que abordam o Novo Ensino Médio, a interdisciplinaridade e a educação STEAM. Os formam os alunos que os projetos integrados para a resolução de problemas, o que converge com o objetivo do STEAM. Assim, destacam-se as possibilidades de abordagem do STEAM, levando em consideração as teorias de resolução de problemas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This research aims to analyze two integrative projects, focused on the STEAM theme (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), from the book Novo Ensino Médio – projetos integradores – matemática e suas tecnologias, by the Scipione publisher, which meets the criteria of the PNLD 2021. Thus, we sought, through a qualitative research of the documentary analysis type, to answer the following question: How is the interdisciplinary work of the PNLD 2021 integrative projects with the theme STEAM proposed, in the integrative book Novo Ensino Médio – projetos integradores – matemática e suas tecnologias? Regarding the theoretical framework, it is based on authors who approach the New High School, interdisciplinarity and STEAM education. The results showed that integrative projects train students to solve problems, which converges with the objective of STEAM. Thus, some possibilities of approaching STEAM are highlighted, taking into account the theories of problem solving.pt_BR
dc.format.extent29 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectSTEAM.pt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade Matemática.pt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médio.pt_BR
dc.subjectProjetos Integradores.pt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade no Ensino Médio: Análise dos Projetos Integradores com o Tema STEAM Presentes no Livro da Área de Matemática e suas Tecnologias do PNLD 2021 - Objeto 1pt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localCachoeiro de Itapemirimpt_BR
ifes.campusCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3744729654641503pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberArcanjo, Simôni Cristina
dc.contributor.memberMonteiro, Alcelio
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1104360994135969pt_BR
ifes.member.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-6830-6132pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6148-4115pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record