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LICENCIAMENTO DE RODOVIAS: GUIA DE IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

dc.contributor.advisorVeronez, Fernanda Aparecida
dc.contributor.authorSantos, Luiza Alcântara
dc.date.accessioned2022-04-05T23:12:12Z
dc.date.available2022-04-05T23:12:12Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationSANTOS, Luiza Alcântara. Licenciamento de Rodovias: Guia de Identificação de Impactos Ambientais. 2022. 48 f. Monografia (Engenharia Sanitária e Ambiental) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1813
dc.description.abstractRESUMO:Rodovias são empreendimentos geradores de impactos ambientais e por isso seus projetos necessitam de Licenciamento Ambiental, sendo em alguns casos necessária a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA). Quando a AIA é necessária, o estudo mais comum para essa tipologia é o Estudo de Impacto Ambiental (EIA). A identificação dos possíveis impactos ambientais do projeto é uma informação fundamental apresentada nos EIAs, pois permite a análise dos impactos futuros com e sem o empreendimento. Este estudo teve como objetivo produzir uma lista com os possíveis impactos ambientais oriundos de rodovias. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram utilizados como métodos: pesquisa documental, análise de conteúdo, Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e consulta a especialistas. A pesquisa documental e análise de conteúdo permitiram identificar os impactos ambientais citados em todos 12 os EIAs de rodovias (sem amostragem) submetidos ao Licenciamento Ambiental federal e disponíveis no website do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em um período de dez anos (2011 a 2020). Por sua vez, a RSL identificou os impactos ambientais de rodovias citados em artigos científicos (indexados à base Scopus) de pesquisas práticas. Analisando a prática canadense, foi analisado um guia de AIA elaborado para um projeto de rodovia canadense. Na última etapa do trabalho, para validar o guia elaborado, foi realizado um workshop com especialistas da área. O guia de identificação de impactos proposto neste trabalho tem 103 impactos, sendo desses 53% impactos do meio socioeconômico (55 impactos), 25% do meio biótico (26 impactos) e 21% do meio físico (22 impactos). Além disso, grande parte dos impactos são negativos, 81 impactos (79%), tendo somente 22 impactos positivos. Espera-se que esse guia possa auxiliar na identificação preliminar de impactos ambientais associados a projetos de rodovias, colaborando com o processo de Licenciamento Ambiental de rodovias no Brasil.pt_BR
dc.format.extent48 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectLicenças ambientaispt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.titleLICENCIAMENTO DE RODOVIAS: GUIA DE IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAISpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.contributor.advisor-coTshibangu, Ghislain Mwamba
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionImpact Assessment Agency of Canadapt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Vitoriapt_BR
ifes.course.undergraduateEngenharia Sanitária e Ambiental
dc.contributor.memberFaria, Giulianna Calmon
dc.contributor.memberBorges, Raquel Machado
dc.contributor.memberVeronez, Fernanda Aparecida
dc.contributor.memberTshibangu, Ghislain Mwamba


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