Show simple item record

Autoconceito, atitude e desempenho em matemática : um estudo de algumas relações

dc.contributor.advisorSouza, Maria Alice Veiga Ferreira de
dc.contributor.authorFaria, Renata Sossai Freitas
dc.date.accessioned2017-08-24T15:30:44Z
dc.date.available2017-08-24T15:30:44Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationFARIA, Renata Sossai Freitas. Autoconceito, atitude e desempenho em matemática: um estudo de algumas relações. 2014. 61 f. Dissertação (Mestrado Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, vitória, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/180
dc.description.abstractRESUMO: Este estudo teve como objetivo principal a produção de um aplicativo digital e seu respectivo guia didático que permitissem a utilização e o aproveitamento das variáveis psicossociais Autoconceito e Atitude, por parte dos professores, em benefício dos alunos na disciplina de matemática em sala de aula. Para tanto, investigou-se, empiricamente, as possíveis influências entre os fatores autoconceito acadêmico e as atitudes do aluno em relação à matemática, sobre o desempenho acadêmico dos alunos na disciplina de matemática. Para esse fim, foram colhidas informações por meio do aplicativo digital desenvolvido, em uma amostra de 608 alunos pertencentes a uma escola da rede pública municipal de ensino fundamental de Vila Velha. Tendo posse da análise desses dados, foi possível, por meio dos instrumentos estatísticos correlação e regressão, verificar as relações entre as variáveis Autoconceito e Atitudes e a variável Desempenho Acadêmico. Os resultados desta pesquisa demonstraram existir relações significativas entre as variáveis Autoconceito e Atitude e a variável Desempenho Acadêmico, o que fundamentou e justificou teoricamente a utilização do aplicativo digital.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This study aimed to produce a digital application and its corresponding didactic guide to allow the use and utilization of psychosocial variables Self-concept and attitude for the benefit of students in the discipline of mathematics in the classroom. I investigated, empirically, the possible influences between academic self-concept factors and student attitudes toward mathematics on the performance of students in the discipline of mathematics. For this, information was collected through the digital application on a sample of 608 students for a school of municipal public elementary school of Vila Velha. Having the data analysis, it was possible by means of statistical tools correlation and regression to examine relationships between self-concept and attitudes variables and the variable Academic Performance. The results of this research have demonstrated relationships between Self-concept and attitude variables and the variable Academic Performance, which theoretically substantiated and justified the use of digital application.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSoftware de aplicaçãopt_BR
dc.subjectAnálise de interação na educaçãopt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectObservação (Método educacional)pt_BR
dc.titleAutoconceito, atitude e desempenho em matemática : um estudo de algumas relaçõespt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
ifes.campusCampus Vitória
ifes.underposgraduatePrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática
dc.identifier.capes30004012002P7
ifes.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemática


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record