dc.contributor.advisor | Souza, Maria Alice Veiga Ferreira de | |
dc.contributor.author | Faria, Renata Sossai Freitas | |
dc.date.accessioned | 2017-08-24T15:30:44Z | |
dc.date.available | 2017-08-24T15:30:44Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | FARIA, Renata Sossai Freitas. Autoconceito, atitude e desempenho em matemática: um estudo de algumas relações. 2014. 61 f. Dissertação (Mestrado Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, vitória, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/180 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Este estudo teve como objetivo principal a produção de um aplicativo digital e seu
respectivo guia didático que permitissem a utilização e o aproveitamento das
variáveis psicossociais Autoconceito e Atitude, por parte dos professores, em
benefício dos alunos na disciplina de matemática em sala de aula. Para tanto,
investigou-se, empiricamente, as possíveis influências entre os fatores autoconceito
acadêmico e as atitudes do aluno em relação à matemática, sobre o desempenho
acadêmico dos alunos na disciplina de matemática. Para esse fim, foram colhidas
informações por meio do aplicativo digital desenvolvido, em uma amostra de 608
alunos pertencentes a uma escola da rede pública municipal de ensino fundamental
de Vila Velha. Tendo posse da análise desses dados, foi possível, por meio dos
instrumentos estatísticos correlação e regressão, verificar as relações entre as
variáveis Autoconceito e Atitudes e a variável Desempenho Acadêmico. Os
resultados desta pesquisa demonstraram existir relações significativas entre as
variáveis Autoconceito e Atitude e a variável Desempenho Acadêmico, o que
fundamentou e justificou teoricamente a utilização do aplicativo digital. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This study aimed to produce a digital application and its corresponding didactic guide
to allow the use and utilization of psychosocial variables Self-concept and attitude for
the benefit of students in the discipline of mathematics in the classroom. I
investigated, empirically, the possible influences between academic self-concept
factors and student attitudes toward mathematics on the performance of students in
the discipline of mathematics. For this, information was collected through the digital
application on a sample of 608 students for a school of municipal public elementary
school of Vila Velha. Having the data analysis, it was possible by means of statistical
tools correlation and regression to examine relationships between self-concept and
attitudes variables and the variable Academic Performance. The results of this
research have demonstrated relationships between Self-concept and attitude
variables and the variable Academic Performance, which theoretically substantiated
and justified the use of digital application. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Software de aplicação | pt_BR |
dc.subject | Análise de interação na educação | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Professores e alunos | pt_BR |
dc.subject | Observação (Método educacional) | pt_BR |
dc.title | Autoconceito, atitude e desempenho em matemática : um estudo de algumas relações | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais