Aprendizagem baseada na resolução de problemas no ensino fundamental II: um debate sobre a implantação do parque municipal urbano Sítio Batalha, Vila Velha-ES

Vasconcelos, Verônica Isaura do Rozário de (2021)

dissertacao_mestrado

A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) é uma metodologia que possibilita ao aluno ser protagonista, buscando construir o seu próprio conhecimento, diferentemente do que ocorre em um método tradicional de ensino. A pesquisa investigou de que maneira a ABRP pode contribuir para debater questões socioambientais que envolveram a implantação do Parque Urbano Municipal Sítio Batalha (Vila Velha/ES) e averiguar de que modo o parque pode apresentar potencialidade como um espaço de educação não formal na perspectiva da Alfabetização Cientifica com enfoque nas relações que se estabelecem entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, configurada como um estudo de caso. O trabalho foi desenvolvido seguindo as etapas propostas por Vasconcelos e Almeida (2012) para o planejamento da ABRP “Parque Municipal Urbano Sítio Batalha: Você já ouviu falar?”. Após a discussão, análise e validação a priori por pares, o planejamento da ABRP foi aplicado a um grupo de alunos dos 9º Anos da Unidade Municipal de Ensino Fundamental Gil Bernardes, localizada no município de Vila Velha (ES). A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: caracterização dos espaços, planejamento e validação da ABRP e análise dos dados. A fundamentação teórica de estudo foi baseada em Gohn (2010), Sasseron e Carvalho (2008), Freire (2014, 2016, 2018), Gadotti (2005), entre outros. Os dados da pesquisa foram analisados em três contextos, no contexto da metodologia ABRP, no contexto da educação não formal, e no contexto da alfabetização científica. Os resultados apontaram a eficácia da ABRP e suas potencialidades para tratar a temática socioambiental na escola. O registro escrito dos alunos possibilitou a identificação de indicadores da educação não formal. A ABRP aliada à complementaridade da educação formal e não formal se mostrou uma boa estratégia para atingir os indicadores da alfabetização científica. Um Guia Didático para professores da educação básica foi produzido ao longo do estudo como proposta educativa da implementação da metodologia ABRP a partir de questões socioambientais.

Problem-Based Learning (PBL) is a methodology that allows the student to be the protagonist, attempting to build their own knowledge, unlike what happens in a traditional teaching method. The research investigated how PBL can contribute to debate socio-environmental issues surrounding the implementation of the Sítio Batalha Municipal Urban Park (Vila Velha/ES) and investigate how the park can potentially be a space for non-formal education from the perspective of Scientific Literacy with a focus on the relationships that are established between science, technology, society and environment (CTSA). This is a qualitative research, configured as a case study. The paper was developed following the steps proposed by Vasconcelos and Almeida (2012) for the planning of the PBL "Urban Municipal Park Sítio Batalha: Have you heard about it?". After discussion, analysis, and prior peer validation, the PBL planning was applied to a group of 9th grade students from Gil Bernardes Municipal Elementary School, located in Vila Velha (ES). The research was developed in three stages: space characterization, planning and validation of PBL and data analysis. The theoretical background was based on Gohn (2010), Sasseron and Carvalho (2008), Freire (2014, 2016, 2018), Gadotti (2005), among others. The research data was analyzed in three contexts, in the context of PBL methodology, in the context of non-formal education, and in the context of scientific literacy. The results pointed out the effectiveness of PBL and its potential to address the socio-environmental theme at school. The students' written records made it possible to identify non-formal education indicators. PBL allied with the complementarity of formal and non-formal education proved to be a good strategy to achieve scientific literacy indicators. A Didactic Guide for basic education teachers was developed throughout the study as an educational proposal for the implementation of PBL methodology based on socio-environmental issues.


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