A matemática e o ensino híbrido: aprendizagem significativa no ensino médio?

Vettorazzi, Graziele Casagrande (2022)

tcc

RESUMO: O estudo parte do seguinte problema: em que medida o ensino híbrido interfere na aprendizagem significativa da Matemática? O objetivo foi analisar a contribuição do ensino híbrido na aprendizagem significativa da Matemática, no ensino médio, em uma escola de Castelo-ES, procurando identificar os desdobramentos dos processos de ensino-aprendizagem causados pela transição do modelo presencial para o híbrido, a partir das ferramentas didático-metodológicas utilizadas. As principais referências foram Ausubel (2000), Moreira (2006, 2011), Bacich, Neto e Trevisani (2015), Christensen, Horn e Staker (2013). Foram realizadas entrevistas com dez alunos do ensino médio e duas professoras de matemática. Concluiu-se que as ferramentas tecnológicas e os materiais manipuláveis proporcionam uma aprendizagem significativa. Verificou-se o impacto no processo de ensino-aprendizagem devido à rapidez na implantação do ensino híbrido. Evidenciou-se a necessidade de adaptação do sistema educacional para o uso de metodologias híbridas, preparo dos profissionais, alunos e familiares.

ABSTRACT: This study has as its starting point the following question: How does hybrid teaching interfere in the meaningful learning of Mathematics? It aimed analyzing the contribution of hybrid teaching to the meaningful learning of Mathematics, in high school, in a school in Castelo-ES, trying to identify the unfolding of the teaching-learning processes caused by the transition from the face-to-face to the hybrid model, from the didactic-methodological tools used. The main references were Ausubel (2000), Moreira (2006, 2011), Bacich, Neto and Trevisani (2015), Christensen, Horn and Staker (2013). Interviews were conducted with ten high school students and two mathematics teachers. The results showed that technological tools and manipulative materials provide significant learning. Besides that, the impact on the teaching-learning process was verified due to the speed in the implementation of hybrid teaching. In this way, the need to adapt the educational system to the use of hybrid methodologies was evidenced, as well as the training of professionals, students and family members.


Collections: