Comportamento financeiro dos estudantes de um curso Bacharelado em Administração de uma instituição federal de ensino

Souza, Aline Oliveira de ; Alves, Edison de Oliveira (2022)

tcc

RESUMO: A alfabetização financeira é conceituada como a combinação de conhecimento, atitude e comportamento financeiro. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo descrever o comportamento financeiro dos estudantes do Curso Bacharelado em Administração de uma Instituição Federal de ensino, caracterizada como de natureza quantitativa, elaborada através de dados secundários oriundos de um questionário aplicado em março de 2021, sendo a amostra composta por 45 respondentes. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e discutidos a partir da literatura pesquisada. Quanto aos resultados, observou-se que os estudantes, em geral, mantêm suas contas em dia, conseguem controlar suas finanças, não costumam adquirir empréstimos bancários ou outros tipos de financiamento, se responsabilizam pela gestão dos seus recursos financeiros, apresentam grande capacidade de poupança e tem interesse em participar de iniciativas que promovam educação financeira. Por fim, indica-se a implementação de iniciativas de educação financeira nas atividades dos cursos de graduação visando a melhoria da qualidade de vida dos estudantes e, consequentemente, de suas famílias e toda a sociedade.