Os Livros Laureados Pelo Prêmio Jabuti (2019-2020) : a formação do jovem leitor em contexto brasileiro

Santos, Amanda da Silva (2022)

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RESUMO: A presente monografia integra os estudos da linha de pesquisa do grupo “Literatura, Educação e Formação estética” do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) campus Venda Nova do Imigrante. O objetivo maior da pesquisa, em nível Pibic, é analisar qual o perfil estético-literário dos livros brasileiros direcionados ao público adolescente e/ou jovem a partir de três crivos: os livros que foram premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Fnlij) e pela Câmara Brasileira do Livro-Prêmio Jabuti e os livros mais vendidos, no período de 6 anos (2015 a 2020). Esta pesquisa, entretanto, debruça-se sobre o Prêmio Jabuti e visa compreender qual o perfil estético-literário dos livros chancelados pelo prêmio na categoria Juvenil nos anos de 2019 e 2020, a saber: Histórias guardadas pelo Rio, de Lúcia Hiratsuka e Palmares de Zumbi, de Leonardo Chalub, além de buscar compreender a importância das obras premiadas na formação de leitores literários em contexto brasileiro. Categorizada como uma pesquisa de natureza básica, com objetivo explicativo, abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico-documental, o referencial teórico foi pautado nos estudos de Candido (1995). Verificou-se, por meio da análise das obras, que os livros chancelados pelo Prêmio Jabuti nos anos de 2019 e 2020 possuem um perfil estético-literário pautado no cuidado com a linguagem subjetiva e com o projeto gráfico, além de tratar temas atinentes à atualidade e ao jovem, como identidade e autoconhecimento. Conclui-se que as obras premiadas fazem parte de um novo sistema literário direcionado ao jovem, pois apresentam uma dimensão privilegiada que leva ao questionamento, à problematização, sofisticação de sensibilidades e fluidez.

ABSTRACT: The present paper gathers studies of “Literatura, Educação e Formação estética” group research lines of Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), of Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Venda Nova do Imigrante campus. The major aim of this research, at Pibic level, is to analyze what is the aesthetic literary profile of Brazilian books headed to teenager public and/or juvenile by three judgments: books which were priced by Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Fnlij) and by Brazilian Chamber of Livro-Prêmio Jabuti and the most sold books, in a lifespan of six years (2015 to 2020). This research, however, focuses on Prêmio Jabuti and intend understand what is the aesthetic-literary profile of deferred book by this prize in juvenile category in the years 2019 and 2020, to know: Histórias guardadas pelo Rio, by Lúcia Hiratsuka and Palmares de Zumbi, by Leonardo Chalub, furthermore it looks for comprehending the importance of prized works on literary readers’ education on Brazilian context. This paper is described as a basic nature research, with explicative objective, qualitative approach and bibliographic-documentary procedure, the theoretic referential was formed on studies of Candido (1995). It was verified by these works analyze, that the confirmed books by the Prêmio Jabuti in the years of 2019 and 2020 possess an aesthetic-literary profile founded in care of subjective language and with graphic project, despite of treat themes concerning to topically and to teenagers, as identity and self-knowledge. It is concluded that the prized works compound a new literary system driven to teenagers, due to they present a privileged dimension which head to asking, problematizing, sophistication of sensibilities and fluidity.