Estudo sobre a aprendizagem dialógica em ambientes virtuais de aprendizagem na disciplina matemática

Calvo, Teresa Cristina Maté (2013)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa tratou da Aprendizagem Dialógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem com o objetivo de analisar as estratégias e metodologias presentes no processo de ensino e aprendizagem de matemática de curso de graduação, Licenciatura em Informática, ofertado na modalidade de educação a distância com uso de AVA pelo Ifes. Dessa forma, a questão que norteou essa investigação foi: as estratégias educativas centradas na aprendizagem dialógica estão presentes no processo de ensino e aprendizagem de matemática na modalidade de EAD? Com esse enfoque, foi feita uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso a partir de artigos, dissertações, livros e teses que têm como foco a aprendizagem dialógica, o ensino de Matemática, ambientes virtuais de aprendizagem, ensino de Matemática na modalidade a distância e as interações no ambiente virtual, selecionando os trabalhos de Bairral (2004, 2005), Borba (2004, 2007, 2008, 2011) dentre outros, e tendo como principais teóricos Flecha (1997, 2004), Freire (1977, 1994, 2005, 2006), Skovsmose (2006, 2007). Para coleta de dados foram feitas análises dos fóruns de salas virtuais de aprendizagem da disciplina Matemática. A pesquisa também teve participação de professor especialista e professor-tutor do curso de Licenciatura em Informática na modalidade a distância do Instituto Federal do Espírito Santo. A organização dos dados e sua interpretação seguiu a natureza dos mesmos e os princípios que compõem a Aprendizagem dialógica. A pesquisa apresentou resultados negativos em relação à presença da prática do processo dialógico a partir das interações analisadas e do depoimento dos professores. O trabalho proporcionou um novo olhar sobre o tema, o que contribui na inserção da proposta pedagógica da Aprendizagem dialógica no que tange ao desenvolvimento das atividades propostas e realizadas no ambiente virtual para o ensino de Matemática, de maneira que proponham o questionamento real e investigativo, assim como, também, a interação entre professores-tutores e alunos. O produto final é um Roteiro de Análise de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para o Ensino de Matemática na modalidade a distância que se concretizou em forma de Guia, compondo a Série Guia Didático de Matemática publicado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

ABSTRACT: This research dealt with Dialogic Learning in Virtual Learning Environments in order to analyze the strategies and methodologies in the process of teaching and learning mathematics under graduate course , bsc in Information Technology, offered in the form of distance education with the use of AVA Ifes. That way, the question that guided this research was: educational strategies focused on dialogic learning in the teaching and learning of mathematics in the form of distance learning? With this approach was made a qualitative research , one of the type case study from articles , dissertations , theses and books that focus on dialogic learning, mathematics teaching, virtual learning environments, mathematics teaching in distance and interactions in the virtual environment by selecting studies of Bairral (2004, 2005) , Borba (2004, 2007, 2008, 2011) among others, and its main theoretical Flecha (1997, 2004) , Freire (1977, 1994, 2005, 2006 ) Skovsmose (2006, 2007) . To collect data analyzes were made of boards rooms virtual learning mathematics discipline . The research also had the participation of specialist teacher and teacher-tutor of the Information Technology 's degree in the form of distance education at the Federal Institute of the Espírito Santo. The organization of data and its interpretation followed the nature of them and the principles that make up the Dialogical Learning. The research showed negative results for the presence of the practice of dialogic process from the interactions analyzed and the testimonies of teachers. The work provided a new perspective on the topic and contributes to the pedagogical proposal integration of Dialogic Learning in relation to the activities proposed and implemented in the virtual environment for the mathematics teaching, so that propose real and investigative questioning as well as also the interaction between teachers-tutors and students. The final product is a Analysis Roadmap of Virtual Learning Environments for mathematics teaching in distance that was achieved in the form of Guide, composing the Mathematics Teaching Guide Series published by the Federal Institute of Education , Science and Technology of the Espírito Santo.