Uma análise do capítulo de matemática financeira de um livro didático sob a perspectiva da teoria dos registros de representação semiótica
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RESUMO: Entre as diversas atividades cotidianas das pessoas, podem-se destacar o uso do dinheiro e, devido a isso, a utilização dos conceitos da matemática financeira e da educação financeira. Sendo assim, os conhecimentos compartilhados com os alunos sobre essas temáticas podem ajudar na construção de habilidades e competências para o uso do dinheiro. Dada a importância do assunto, surge a curiosidade de saber como os livros didáticos abordam essa temática. A ideia principal desta pesquisa é proceder a uma análise, de natureza qualitativa, na conceituação de Bogdan e Biklen e do tipo bibliográfica na acepção de Fonseca, do capítulo de matemática financeira de um livro de matemática do ensino médio aprovado pelo atual Plano Nacional do Livro Didático. Essa análise baseia-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica – TRRS de Raymond Duval, pois, segundo a TRRS, os objetos matemáticos podem ser representados por meio de vários registros, a saber: língua materna, gráficos, sinais, entre outros, e o saber matemático ocorre quando o indivíduo consegue transitar simultaneamente por pelo menos dois tipos de registros de representação. Conclui-se que os autores do livro didático apresentam, no capítulo analisado, uma variedade de registros de representação semiótica e, em alguns momentos, fazem a articulação entre eles, fato este que de acordo com a teoria de Duval, favorece o entendimento do objeto matemático.
ABSTRACT: Among the various daily activities of people, the use of money can be highlighted and, due to this, the use of the concepts of financial mathematics and financial education. Therefore, the knowledge shared with students on these topics can help to build skills and competences for the use of money. Given the importance of the subject, the curiosity arises to know how textbooks approach this theme. The main idea of this research is to carry out an analysis, of a qualitative nature, in the conceptualization of Bogdan and Biklen and of the bibliographic type in the conception of Fonseca, of the financial mathematics chapter of a high school mathematics book approved by the current National Textbook Plan. This analysis is based on the Theory of Semiotic Representation Records - TRRS by Raymond Duval, because, according to TRRS, mathematical objects can be represented through various records, namely: mother tongue, graphics, signs, among other elements, and Mathematical knowledge occurs when the individual is able to transit simultaneously through at least two types of representation registers. It is concluded that the authors of the textbook present, in the analyzed chapter, a variety of registers of semiotic representation and, at times, make the articulation between them, a fact that, according to Duval's theory, favors the understanding of the mathematical objects.
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