A autonomia da educação profissional e tecnológica tensionando o monitoramento ideológico do “Programa Escola sem Partido”

Paula, Jean Carlos Neris de (2021)

dissertação de mestrado

RESUMO: Este trabalho discute os danos à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Projeto de Lei “Programa Escola sem Partido” (PL 246/2019), tensionado neste estudo como uma ferramenta de manipulação e dominação ideológica no processo de ensino e aprendizagem. A EPT defende a formação de trabalhadores conscientes e atuantes no mundo do Trabalho. Assim, o PL “Programa Escola sem Partido” se revela para a Educação Profissional e Tecnológica como um produto de repressão contrário à formação cidadã do trabalhador, objetivando monitorar a voz do professor em sua práxis cotidiana na sala de aula. A presente pesquisa, apoiada em bases conceituais da EPT defendidas por teóricos da Educação, intenta discutir com a sociedade, sobretudo às classes docente e discente, a dimensão política da Educação Profissional e Tecnológica. De natureza qualitativa, a metodologia empregada apoia-se no Materialismo Histórico Dialético interdisciplinarmente articulado com a Fenomenologia.

ABSTRACT: This paper discusses the School Without Party Program bill (Bill 246/2019) and the demage it can cause to Professional and Technological Education (EPT). In this study, the bill is analyzed as a tool of manipulation and ideological domination over the teaching and learning process. The EPT defends the formation of conscious and active workers in the labour world. Therefore, the School without Party bill turns out to be, for the Professional and Technological Education, an instrument of repression against the citizenship formation of the worker. In adition, this bill aims to monitor the teacher’s voice in his daily classroom praxis. The current research, based on the EPT concepts defended by education theorists, intends to discuss with society, especially with the teachers and students, the political dimension of Professional and Technological Education. Of a qualitative nature, the methodology used is based on the Dialectical Historical Materialism interdisciplinary articulated with Phenomenology.


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