Project Based Learning (PBL) na informática: um estudo de caso no ensino de imagens digitais em um curso técnico de informática para internet
tcc
RESUMO: Ao longo de minha trajetória profissional como docente na área de informática, percebo grande adoção de atividades práticas. Porém, são atividades sem apoio teórico em metodologias e práticas pedagógicas e, muitas das vezes, são atividades fragmentadas e desconexas com situações do mundo real. Diante desse contexto, este estudo se trata de uma proposta de intervenção apoiada nos conceitos de Metodologias Ativas, especificamente no método PBL/ABP (Project Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Projetos). Para isso, realizaremos um estudo de caso na disciplina de Aplicativos Gráficos para Web em uma turma do primeiro ano de um curso Técnico Integrado de Informática para Internet, utilizando o conteúdo de Imagens Digitais. Esta proposta possui uma característica singular, não vista nos estudos analisados e trazidos no referencial teórico e revisão de literatura. Em resumo, as etapas do trabalho são: prática sem conhecimento prévio, teoria e revisão da prática a partir da teoria. Buscamos analisar a relação de aprendizagem dos alunos utilizando a metodologia e conteúdos apresentados e esperamos melhores relações com a aprendizagem: melhores rendimentos e desempenho acadêmico, melhor interação e comunicação entre os alunos, trabalho em grupo eficiente entre outros ganhos positivos educacionais dos envolvidos. Também será avaliado aspectos motivacionais, melhores formas de aplicação de atividades práticas em informática e como será a relação de aprendizado dos alunos partindo da prática para os elementos teóricos. Esperamos que este seja um estudo relevante para as metodologias ativas e o PBL na área de informática, com o desejo da aplicação desta proposta em um futuro próximo.
ABSTRACT: Throughout my professional career as a teacher in the area of information technology, I have noticed a great adoption of practical activities. However, they are activities without theoretical support in methodologies and pedagogical practices and, many times, they are fragmented and disconnected activities with real world situations. Given this context, this study is an intervention proposal supported by the concepts of Active Methodologies, specifically in the PBL/ABP method (Project Based Learning). For this, we will carry out a case study in the discipline of Graphic Applications for the Web in a first year class of an Integrated Technical Course in Computer Science for the Internet, using the content of Digital Images. This proposal has a unique characteristic, not seen in the studies analyzed and brought in the theoretical framework and literature review. In summary, the stages of the work are: practice without prior knowledge, theory and review of practice based on theory. We seek to analyze the students' learning relationship using the methodology and contents presented and we expect better relationships with learning: better academic performance and performance, better interaction and communication between students, efficient group work, among other positive educational gains for those involved. It will also be evaluated motivational aspects, better ways of applying practical activities in informatics and how the students' learning relationship will be from practice to theoretical elements. We hope that this is a relevant study for active methodologies and PBL in the area of informatics, with the desire to apply this proposal in the near future.
Redes Sociais