A percepção dos alunos acerca da importância da matemática financeira no cotidiano

Paula, Felipe Paschoal de (2022-03-22)

tcc

RESUMO: Neste artigo, busca-se responder aos seguintes questionamentos: qual a percepção dos alunos, do 7º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (E.M.E.I.E.F.) ELVIRA MEALE LESQUEVES, de Itapemirim, em relação ao uso da matemática financeira no cotidiano? O que estes discentes entendem de e por matemática financeira? Ao longo do artigo nos debruçamos na busca de entender como a perspectiva do aluno impacta o processo de aprendizagem e como este processo pode ser modificador e transformador da comunidade a que pertencem. Vários autores, como Ausubel, Rogers e Costa nos trazem noções importantes que podem nos auxiliar a entender o processo de aprendizagem significativa e como isso pode ser útil no ensino de matemática financeira. Verificamos o que os documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular, orientam sobre o ensino da matemática financeira. Recorrendo às concepções de Gitman sobre finanças, elaboramos um questionário online, através da plataforma Google Forms, cujas perguntas que nos permitiram visualizar um pouco a realidade dos alunos e suas relações com o tema. Após a aplicação do questionário, procedemos à análise das respostas buscando entender qual percepção que eles apresentam sobre o assunto. Foi percebido que os discentes possuem alguns conhecimentos sobre a matemática financeira, é um tema que tem impacto e interesse no cotidiano dos alunos. Notou-se que através da aprendizagem significativa é possível ter uma educação que mude hábitos e mentalidades.

ABSTRACT: In this article, we aim to answer the following questions: what is the perception of students, from 7th to 9th grade and of Youth and Adult Education (EJA) of the Municipal School of Early Childhood and Elementary Education (EMEIEF) ELVIRA MEALE LESQUEVES, from Itapemirim, in relation to the use of financial mathematics in everyday life? What do these students understand about and by financial math? Throughout the article, we focus on the search to understand how the student's perspective impacts the learning process and how this process can change and transform the community to which they belong. Several authors, such as Ausubel, Rogers and Costa bring us important notions that can help us understand the process of meaningful learning and how it can be useful in teaching financial mathematics. We verified what the official documents, such as the National Common Curricular Base, guide on the teaching of financial mathematics. Using Gitman's conceptions on finance, we created an online questionnaire, through the Google Forms platform, whose questions allowed us to visualize a little bit the reality of the students and their relationship with the theme. After applying the questionnaire, we analyzed the answers in order to understand what perception they have on the subject. It was noticed that the students do have some knowledge about financial mathematics, it is a topic that has an impact and interest in their daily lives. It was noted that through meaningful learning it is possible to have an education that changes habits and mentalities.


Collections: